Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A primeira atração da tarde foi a dança do Líbano e, em seguida, a banda Bier Fest encheu a praça com música da Alemanha, dois dos dez países colonizadores da cidade. Um bom público prestigiou as duas atrações, ansioso pelo resgate das tradições das colônias do município. O teatrinho infantil ‘Belinha e sua Malinha’ e um aulão de dança animaram a tarde-noite do primeiro dos três dias de festa pelo aniversário.
O grande público, porém, estava reservado para a noite, com os shows. Jovens e adultos curtiram, primeiramente, a banda Los Gringos, que embalou a todos com sucessos do momento. Alguns casais dançavam juntinhos e os mais jovens procuravam se requebrar igual às duas dançarinas da banda.
A temperatura era de 13 graus centígrados e a banda Os Bartira subiu ao palco para esquentar e fechar a primeira noite da festa de 196 anos, atraindo o público mais jovem. A banda balançou a galera interpretando músicas de grupos como O Rappa, Legião Urbana, Charlie Brown Jr e outras.
O secretário de Cultura, David Massena, falou de sua alegria ao ver a animação de friburguenses e visitantes na comemoração dos 196 anos de Nova Friburgo, vibrando e aplaudindo artistas da cidade, conforme preceitua o Ministério da Cultura, de que artistas locais devem ser privilegiados. “E o público veio”, encerrou Massena, feliz com a promoção.
A programação da festa da cidade começou na sexta-feira, 16 de maio, data de aniversário dos 196 anos de Nova Friburgo, e com um diversificado cardápio gastronômico e musical, que levou à Praça Dermeval Barbosa Moreira três dias de muita alegria, cultura e arte para um público eclético e bastante animado.
Desde as primeiras horas da tarde, o sábado atraiu inúmeras famílias que, acompanhadas da criançada, esperavam, ansiosas, pelo grupo Family Joy. Na apresentação, dois palhaços e uma dançarina roubaram a atenção dos pequenos, que puderam participar do formato criado pelo grupo onde os presentes fazem parte da construção dos números preparados para o espetáculo. O entusiasmo pôde ser registrado nos olhares atentos que pairavam sobre os personagens.
E o sábado também teve atração para os adultos. A banda e o Grupo de Dança Folclórica Alemã, de Petrópolis, fizeram duas belíssimas apresentações. Músicas típicas e danças tradicionais da cultura alemã embalaram a tarde e se estenderam até a noite. O público foi convidado à participação e, sem deixar a desejar, aproveitou a oportunidade para mostrar todo o seu talento, surpreendendo os representantes da AGFAP (Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis) com tamanha categoria. Foi, realmente, uma programação repleta de história e muita diversão.
Entre as atrações da noite e mais aguardadas do final de semana, o cantor Israel Lacerda e o grupo Expresso Santiago. O primeiro levou aos friburguenses um repertório bem variado – sertanejo, arrocha, funk e uma pequena amostra de MPB. Em quase duas horas de show, o artista viajou entre todos esses estilos, e agradou. Entre as músicas mais conhecidas, vale destacar ‘Não tô valendo nada’, ‘O quadradinho com arrocha’ e ‘Lepo Lepo’. Os hits, muito em alta entre o público jovem, sacudiram a galera.
Para fechar a noite, o grupo Expresso Santiago entrou com uma “pegada” de jazz, blues e muito rock clássico. Com uma identidade muito bem formatada, o grupo apresentou versões das canções de Pink Floyd e Eric Clapton. Música de qualidade para um público que compareceu até o fim com a mesma afinação das atrações anteriores. Para o vocalista da banda, Nilton Couto, o ponto alto da festa foi marcado pela valorização do artista local, o que, segundo ele, pode ser uma alternativa para quem deseja ouvir ritmos diferentes daqueles que tocam atualmente na mídia. “Somos um celeiro de artistas, e usar isso a nosso favor, explorando diferentes nichos, é espetacular”, afirmou Couto.