O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) completa, nesta quarta-feira, 6 de novembro, 37 anos de serviços prestados ao passageiro fluminense. São quase quatro décadas dedicadas à regulamentação e administração dos transportes intermunicipais nos seus mais diferentes regimes e realidades, que ao todo somam um montante de 400 milhões de embarques por ano nas mais de 1100 linhas que cortam os 92 municípios do estado.
A história do departamento começa em 1987, quando os desafios relacionados à gestão de um sistema de transporte intermunicipal de passageiros em expansão levaram à substituição do Departamento de Transportes Coletivos (DTC) pelo Detro-RJ. A necessidade de centralização e planejamento no controle fez com que a lei nº 1.221, de 06/11/87, criasse uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) dotada de patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira; unificando atribuições que, antes, eram divididas em diversas entidades do governo fluminense, incluindo o DTC.
Com a missão de proporcionar um serviço de transporte seguro, eficiente e acessível, o Detro-RJ tem empreendido esforços contínuos para adaptar-se às mudanças no panorama do transporte público. Iniciamos o ano de 2024 com um marco significativo: a realização do Primeiro Fórum RJ Eletromobilidade, que reuniu especialistas, representantes do governo e stakeholders do setor de transporte para discutir novas matrizes e soluções energéticas aplicadas ao futuro do transporte fluminense. A expertise e os insights obtidos já estão sendo aplicados na elaboração do edital daquela que será a primeira licitação a englobar todas as linhas intermunicipais que rodam no estado do Rio de Janeiro, prevendo a incorporação de alguns veículos eletrificados que servirão como teste para um transporte mais verde.
O presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, expressou sua satisfação em liderar a autarquia neste momento histórico. “Chegar aos 37 anos é um marco significativo na trajetória do Detro-RJ. Transportamos, em média, 2 milhões de passageiros por dia e sabemos da responsabilidade que temos nas mãos. Estamos comprometidos em continuar a nossa missão de servir aos cidadãos fluminenses com dedicação e responsabilidade, sempre buscando inovações que contribuam para a melhoria contínua do nosso sistema de transportes“, afirmou.