Devido à pandemia, Diocese realizará on-line a abertura da Campanha da Fraternidade 2021

Todos os anos a Igreja Católica no Brasil reforça a reflexão e prática da Campanha da Fraternidade (CF), que se inicia na Quaresma e as reflexões prosseguem até o fim do ano. Em 2021, a Campanha é promovida de forma ecumênica, em conjunto com outras denominações cristãs, conforme acontece a cada cinco anos, desde o ano 2000. A quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e traz o lema “Cristo é a nossa paz, do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

Em decorrência da pandemia, ambos os eventos da Diocese serão realizados on-line
Em decorrência da pandemia, ambos os eventos da Diocese serão realizados on-line

A Abertura Nacional da CF-2021 está prevista para o dia 17 de fevereiro. Na Diocese de Nova Friburgo dois eventos irão marcar o início das atividades relacionadas à Campanha deste ano. A primeira ação será realizada no próximo dia 18, às 20h, e trata-se de uma Live com o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, acerca da temática CF-2021. Já a Abertura Oficial na Diocese acontecerá no sábado (20/2), com a Santa Missa, às 10h.

Em decorrência da pandemia de Covid-19 e as necessárias medidas de distanciamento social, ambos os eventos serão realizados on-line, apenas com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube – diocesedenovafriburgo), evitando, assim, aglomerações.

Por tratar-se da Campanha da Fraternidade Ecumênica o texto-base para as reflexões foi preparado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual também faz parte a Igreja Católica no Brasil. A temática do diálogo e da unidade foi escolhida em janeiro de 2020 pela Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica, formada por representantes das igrejas integrantes do Conic. Por meio do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, a CF-2021 tem por objetivo geral o convite a pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

 

 

Sobre a Campanha da Fraternidade

Em 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para assistir aos pobres. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. A ideia funcionou tão bem que, no ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a Campanha da Fraternidade. E, em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.

A Campanha da Fraternidade inicia-se sempre no período quaresmal, quando nos preparamos para viver a vida nova em Cristo Ressuscitado que faz novas todas as coisas. É um grande convite à conversão e à prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo. Para cada ano, a Igreja no Brasil escolhe um tema para ser refletido e transformado em ação concreta de solidariedade. Gestos que podem transformar realidades de dor e sofrimento em possibilidade de esperança. Por isso, a Campanha da Fraternidade é o diálogo da Igreja com a sociedade, pois todos os cristãos devem ser sal da terra e luz do mundo. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

Ver anterior

Decreto Oficial em Macuco coíbe movimentações no período carnavalesco

Ver próximo

Chuva forte alaga ruas de Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!