Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Técnica permite a redução de 80% do processo de erosão e melhora no uso da água
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), através do Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA) de Nova Friburgo, em parceria com a Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Nova Friburgo, com o apoio da Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) e do Programa Rio Rural, promove, nesta quinta-feira, 29 de novembro, o Dia de Campo ‘Plantio Direto de Hortaliças’, na Fazenda Rio Grande, em Campo Coelho, distrito de Nova Friburgo. O objetivo é disseminar a técnica desenvolvida pela Embrapa junto a agricultores e técnicos extensionistas da região.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Renato Linhares de Assis, o plantio direto de hortaliças, quando associado a outros métodos de plantio, pode garantir uma maior sustentabilidade da produção. “Considerando o relevo montanhoso da Região Serrana, que inclusive teve sua paisagem extremamente afetada com a tragédia de janeiro de 2011, face o grande número de encostas que deslizaram, verificamos a necessidade de uma prática de manejo de solo, que aliasse baixo custo e facilidade de execução, para que a apropriação pelos agricultores fosse o mais ampla possível”, disse Linhares.
A técnica consiste no plantio sem revolvimento do solo, utilizando-se plantas de cobertura para formação de palhada, onde as hortaliças serão semeadas ou transplantadas, dependendo do tipo de cultura. As vantagens são a redução de mais de 80% do processo de erosão e a maximização da eficiência do uso da água, já que há uma redução da necessidade de irrigação. Além disso, conserva a matéria orgânica do solo, reduz o uso de maquinário e reduz os custos de produção.
Ao adotar a técnica do plantio direto, o agricultor favorece a predominância de um microclima mais ameno, ideal para o cultivo de hortaliças, e contribui para uma maior diversidade de organismos no solo, o que reduz o aparecimento de doenças e pragas.