Dia Mundial do Meio Ambiente: 10 dicas simples para ajudar o planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de Junho e tem como objetivo impulsionar atividades sustentáveis e de preservação à natureza. A data também serve de alerta à população sobre os principais problemas ambientais e reafirma a tarefa da importância de todos cuidarem do meio ambiente.

Pensando nisso, o JR separou 10 dicas de práticas sustentáveis que vão te ajudar a colaborar com o futuro do planeta, tornar a sua vida mais simples e ainda, economizar.

1. Priorize o consumo consciente

Consumo sustentável
Consumo sustentável

Consumir de forma consciente é refletir sobre as consequências de nossas compras e o quanto elas podem interferir na qualidade de vida do planeta. Mudar um hábito no dia a dia pode fazer grande diferença e diminuir os impactos ao meio ambiente. Por isso, avalie sempre se o que você deseja comprar é um bem durável ou se será facilmente descartado. Ao repensar sobre as compras por impulso, você vai evitar o consumo desnecessário e preservar os recursos naturais. Além disso, irá economizar recursos financeiros.

2. Reduza o consumo de embalagens plásticas

Reduza o plástico
Reduza o plástico

O plástico é um dos principais vilões do meio ambiente e a sua degradação pode durar até 400 anos. Além disso, é causador de danos no meio aquático, prejudicando, principalmente, os oceanos. Por isso, é importante evitá-lo e reduzi-lo ao máximo do nosso cotidiano. Sempre que puder evite o uso de sacolas plásticas, bandejas e sacolas de frutas, objetos embalados em plástico, filme plástico e garrafas pets. Escolha dar prioridade a embalagens ecológicas e biodegradáveis.

3. Separe o lixo corretamente

Separe o lixo
Separe o lixo

Embora reduzir o consumo seja um grande passo para cuidar do meio ambiente, a produção de resíduos e lixo é inevitável. Por isso, é importante separar corretamente esses materiais para um destino certo. Em casa, separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico) e utilize recipientes diferentes para descartá-los. Se puder, separe também materiais recicláveis como vidro, plástico, metal e papel. Dessa forma, você vai ajudar também os coletores e quem trabalha em Usinas de Reciclagem.

4. Recicle o lixo

Recicle o lixo
Recicle o lixo

Além de separar o lixo para receber um devido tratamento externo, você também pode utilizar materiais recicláveis em casa. Afinal, a reciclagem de lixo pode reduzir em até 80% os resíduos sólidos domésticos. Você pode utilizar, por exemplo, o lixo orgânico (restos de alimentos) para fazer compostagem. Além disso, pode usar embalagens, como garrafas pets e recipientes de vidro como peças de decoração, ou quem sabe ainda armazenar outras coisas.

5. Economize energia elétrica

Economize energia elétrica
Economize energia elétrica

Economizar energia é importante por motivos tanto financeiros, como ambientais. A produção de energia elétrica depende do uso de grande parte de recursos naturais e, portanto, causa muitos danos ao meio ambiente. Para economizar em casa e também ajudar o planeta você pode tomar atitudes simples, como por exemplo: preferir o uso de lâmpadas LED, que reduzem o consumo de energia elétrica em 85% e duram mais; desligar luzes e aparelhos eletrônicos sempre que sair de casa, pois ligados continuam a consumir energia; e por fim, preferir utilizar o chuveiro elétrico antes das 18h, pois a partir desse horário a cobrança de energia é sempre mais cara.

6. Aproveite os recursos naturais

Aproveite os recursos naturais
Aproveite os recursos naturais

Outra maneira de economizar energia, recursos financeiros e ainda ajudar o meio ambiente, é aproveitar de forma sustentável os próprios recursos naturais. Em casa você pode adotar atitudes simples que dependem apenas da natureza. Deixar de lado o ventilador e abrir as janelas para ventilar a casa, abrir as cortinas e desligar as luzes durante o dia e pintar as paredes de cores mais claras, são algumas iniciativas sustentáveis que não necessitam de investimento.

7. Economize água

Economize água
Economize água

Você sabia que apenas 2,4% da água do planeta é doce e somente 0,02% está disponível para consumo? É por isso que economizar esse recurso também é importante para preservar o meio ambiente e garantir o nosso futuro. Portanto, em seu dia a dia adote hábitos de consumo sustentável, como desligar a torneira ao escovar os dentes, reaproveitar a água da máquina de lavar, tomar banhos de no máximo 10 minutos, não lavar calçadas com mangueiras e, por fim, verificar qualquer tipo de vazamento nos encanamentos da casa. Essas atitudes simples farão a diferença tanto para o planeta como para o seu bolso.

8. Utilize produtos de limpeza sustentáveis

Utilize produtos de limpeza sustentáveis
Utilize produtos de limpeza sustentáveis

Além de utilizar a água de forma correta e sustentável, não poluí-la é mais uma atitude-base quando se fala em sustentabilidade. Portanto, é importante evitar o uso de produtos ricos em substâncias tóxicas e poluentes, principalmente na hora de realizar a limpeza em casa. Prefira produtos biodegradáveis e também esteja atento ao que a marca do seu produto faz para preservar o meio ambiente.

9. Aposte no verde

Aposte no verde
Aposte no verde

Com as cidades cada vez mais cinzas, tem se tornado cada vez mais comum as pessoas buscarem por um cantinho mais verde dentro de casa. Essa atitude é ideal para climatizar os ambientes e ainda traz mais charme para o local. Para aderir a essa prática você pode apostar na criação de jardins verticais, que podem ser cultivados até mesmo em espaços pequenos. Além disso, vale a dica de criar o seu próprio cantinho verde no quarto, na varanda e explorar a criatividade. Com certeza, você vai aprovar o resultado.

10. Compartilhe as práticas sustentáveis

Compartilhe as práticas sustentáveis
Compartilhe as práticas sustentáveis

Por fim, para que essas novas dicas e hábitos sustentáveis permaneçam não apenas em sua casa, mas também na de vizinhos e amigos, uma boa ideia é espalhar todas essas atitudes de conscientização. Compartilhe esses novos conhecimentos sobre o meio ambiente e incentive todos ao seu redor. Assim, você criará uma corrente de novas práticas de sustentabilidade, que por sua vez, permanecerá crescendo.

Ver anterior

Ações de sustentabilidade em Nova Friburgo no Dia Mundial do Meio Ambiente

Ver próximo

Alerj analisará medidas para a volta do público aos estádios de futebol no Estado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!