Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
Colégio Euclides da Cunha marca a data com plantio de mudas da árvore símbolo de Cantagalo
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 5 de junho, a Cooperativa Idealismo Educação e Informática – Colégio Euclides da Cunha, de Cantagalo, e a Uniodonto Teresópolis desenvolveram, em seus municípios, atividades de responsabilidade socioambiental. As ações fazem parte do Dia C 2014.
Por meio de uma parceria com o Horto Estadual Florestal de Cantagalo, o Colégio Euclides da Cunha realizou o evento ‘Eu, você e o Cambucazinho: Todos juntos pela natureza!’. O objetivo foi promover um encontro lúdico entre conhecimento e responsabilidade social, abordando as especificidades da Mata Atlântica, sua flora e fauna, e compartilhar informações sobre o cambucazeiro, árvore símbolo da cidade de Cantagalo. Durante a ação, foi feito o plantio de mudas na região e foram ministradas palestras e oficinas ecoliterárias.
No mesmo dia, a cooperativa realizaou ações nas dependências da Fábrica Holcim, unidade Cantagalo. Além de palestra sobre o meio ambiente aos funcionários, foram plantadas mudas de cambucazeiros e de essências nativas, produzidas no viveiro da própria empresa.
Já a proposta da Uniodonto Teresópolis foi a doação e o plantio de mudas de essências florestais da Mata Atlântica para a recuperação ambiental de algumas áreas afetadas pelas fortes chuvas que assolaram o município em janeiro de 2011. “As ações de voluntariado, sejam elas ambientais, sociais ou culturais, são de suma importância, já que promovem a sustentabilidade e a qualidade de vida, trazendo benefícios às comunidades”, disse a presidente da Uniodonto Teresópolis, Márcia Haddad.
Desde 2009, o Sistema Ocemg realiza a ação. Em 2013, num projeto-piloto, outros sete estados se juntaram para promover o evento. Em 2014, 25 unidades estaduais aderiram ao projeto. A consolidação desse propósito de ação em rede pressupõe que a realização do Dia C seja um evento mobilizador das comunidades associadas ao cooperativismo e que seja, ainda, durável, reproduzindo-se regularmente como um marco anual da nossa responsabilidade com o entorno social. Nesse sentido, acredita-se que a disseminação dos valores cooperativos sugere a motivação do voluntariado e demonstra toda a capacidade de mobilização de pessoas.