Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Alerta quer chamar a atenção para ações antipoluição e projetos sustentáveis
Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano terá seu foco voltado para a mudança climática, com o tema ‘Aumente sua voz, não o nível do mar’, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o ‘Ambiente Humano’.
A sede das celebrações globais da data neste ano será a ilha caribenha de Barbados, por conta do investimento em projetos contra a mudança do clima. Barbados incluiu a Economia Verde dentre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional (2006-2025) e se comprometeu a aumentar sua quota de energia renovável para 29% de todo o consumo de energia da ilha até 2029. Isso cortaria cerca de US$ 283,5 milhões do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO² (dióxido de carbono) em 4,5 milhões de toneladas, de acordo com o governo. O setor turístico de Barbados, que contribui com mais de 15% do PIB do país, e sua indústria de açúcar, que contribui com, aproximadamente, 2%, serão severamente afetados pela mudança do clima.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.