Dificuldade de acesso ao crédito é a pior dos últimos 10 anos, apontam industriais do Centro-Norte Fluminense

Os industriais das regiões Serrana e Centro-Norte Fluminense apontaram aumento da dificuldade de acesso ao crédito no terceiro trimestre deste ano. 

O indicador, da Sondagem Industrial do Sistema Firjan/Cirj (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Centro Industrial do Rio de Janeiro), divulgada no último dia 30 de outubro, atingiu o menor patamar da série histórica (21,4 pontos), iniciada em 2005.

O indicador de situação financeira registrou 34,5 pontos e o de margem de lucro ficou em 27,8 pontos. Os índices da pesquisa variam de zero a 100 pontos e os valores abaixo de 50 indicam pessimismo.

A pesquisa da Federação das Indústrias aponta, ainda, queda da atividade industrial em setembro. Os indicadores de volume de produção e de número de empregados ficaram abaixo da linha de 50 pontos, 40,4 e 41,1 pontos, respectivamente.

Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários é de queda da demanda por produtos industriais (46,7 pontos), de compra de matéria-prima (41,8 pontos) e do número de empregados (37,9 pontos).

De acordo com a pesquisa, há expectativa de que as exportações apresentem algum aumento (51,6 pontos).

Participaram da sondagem industrial empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/Cirj no Centro-Norte Fluminense: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

A Comissão Intermunicipal Firjan/Cirj em Cantagalo, Cordeiro e Macuco está realizando uma reunião ordinária para definir cursos para os setores de alimentação, construção civil,  vestuário e metalmecânico. O objetivo é capacitar mão de obra.

Também está sendo discutido o projeto de implantação de uma unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), que deverá ser em Cordeiro. O atual coordenador da comissão intermunicipal é o empresário Mauro Pereira Alvim Filho.

Ver anterior

Juiz alerta prefeitos sobre fechamento do Posto da Justiça do Trabalho em Cantagalo

Ver próximo

Justiça condena empresa de ônibus em Friburgo por jornada exaustiva

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!