Diocese de Nova Friburgo celebra São João Batista

A Diocese de Nova Friburgo já celebra o seu co-padroeiro: São João Batista, também patrono dos municípios de Nova Friburgo, sede da Diocese; Macaé e Macuco. Em algumas localidades os festejos ao santo tiveram início em 15/6, com o novenário. Na Solenidade da Natividade de São João Batista, 24 de junho, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a Santa Missa em duas comunidades que têm o santo como padroeiro: a Paróquia São João Batista, no Centro de Macaé, e a Catedral Diocesana, no Centro de Nova Friburgo.

Atravessando o atual momento pandêmico, as comunidades celebram o padroeiro seguindo os protocolos necessários para a não disseminação do coronavírus. As celebrações acontecem com número reduzido de fiéis nos templos, não serão realizados os tradicionais festejos pelas ruas, show ao ar livre, arraial, barraquinhas e tudo mais, contudo as comunidades encontraram alternativas criativas para celebrar São João. Muitos desses momentos estão sendo realizados on-line e a venda de quitutes por delivery.

Missa na Catedral Diocesana de Nova Friburgo
Missa na Catedral Diocesana de Nova Friburgo

Confira as programações nas diferentes localidades da Diocese:

Catedral Diocesana São João Batista – Centro (Nova Friburgo)

Na Catedral Diocesana São João Batista foi realizada a pré-festa, nos dias 12 e 13/6, com venda de pastéis após os horários das Santas Missas, para arrecadação de fundos para a compra de itens da Festa em louvor a São João. Entre os dias 15 e 23/6, está sendo realizado o novenário em todas as Santas Missas, e nos dias 18, 19 e 20/6 foram realizadas diversas lives com shows musicais católicos.

No dia do padroeiro (24/6), haverá Missa às 8h, 10h, 12h e 19h, sendo a última presidida pelo Bispo Diocesano e transmitida AO VIVO pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo (Facebook e YouTube). Para participar é necessário solicitar senha na Secretaria Paroquial. Neste dia haverá a quermesse com venda de combos: 1 pastel + quibe + 1 salsichão pequeno + 1 guaraná caçulinha, no valor de R$ 15; ou salgados avulsos: quibe; cachorro-quente; pastel de queijo e de carne; salsichão; cuscuz; canjica. Informações para agendamento nas celebrações e para a encomenda de combos pelo telefone: (22) 2522-1764.

Paróquia Santo Antônio e São Francisco – Centro (Nova Friburgo)

Em 24 de junho, celebrando o padroeiro da cidade, haverá na Igreja Matriz São Francisco, às 16h, adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo após, às 17h, terá início a Santa Missa da Natividade de João Batista. Informações quanto ao agendamento pelo telefone: (22) 2523-9157.

Paróquia São João Batista – Macuco

Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci
Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci

Entre os dias 15 e 23/6, a comunidade macuquense realiza o novenário ao seu padroeiro: São João Batista. Em 24 de junho, haverá a Santa Missa às 9h e às 17h, e é necessário o agendamento na Secretaria Paroquial. Informações: (22) 2554-1162 ou (22) 98133-0851 (WhatsApp).

Paróquia São João Batista – Laranjais

Na paróquia de Laranjais, também dedicada a São João Batista, haverá programação especial em honra ao padroeiro. Em 23/6, às 18h, Santa Missa da Vigília do Nascimento de São João Batista. No dia do padroeiro (24/6), às 8h, Santa Missa na Igreja Matriz seguida de bênção do Santíssimo Sacramento. Logo após, procissão motorizada de São João Batista pelas ruas de Laranjais. Às 18h, Santa Missa Solene da Natividade de São João Batista na Igreja Matriz. Logo após haverá uma carreata pelas ruas principais da comunidade. O carro levando o andor levando a imagem do padroeiro percorrerá o mesmo trajeto da procissão tradicional. Informações: (22) 3862-1195.

Paróquia São João Batista – Macaé

Para celebrar o seu padroeiro, a Paróquia São João Batista de Macaé realizará diferentes atividades em 24 de junho. Pela manhã, às 10h, haverá a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, sendo necessário o agendamento. Mais tarde, às 13h, sairá a carreata com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. Ao longo do mês estão sendo realizados na paróquia almoços delivery. Os próximos acontecerão nos dias 24/6 e 27/6. Os tickets estão sendo vendidos no valor de R$ 15, e o cardápio é variado para cada dia. Informações quanto ao agendamento para a Missa e os almoços ligue para: (22) 99621-7139.

Paróquia Sagrada Família – Barra de São João

Catedral São João Batista
Catedral São João Batista

Na Paróquia Sagrada Família, na localidade de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, a festa a São João Batista costuma ser uma tradição. Em 24/6, haverá programação especial. Às 17h30, será realizada uma carreata e mais tarde, às 19h, acontecerá a Santa Missa seguida do Festival de Caldos. Em 25/6, às 19h, haverá Missa e cantina; e em 26/6, às 19h, acontecerá o Leilão on-line. Em 27/6, finalizando a programação, as atividades começam às 8h, com Missa e cantina, e, às 19h, também haverá a Santa Missa encerrando a programação. Informações quanto ao agendamento e detalhes da programação pelo telefone: (22) 2774-5674.

Sobre São João Batista

João Batista é o único santo a ter a sua natividade recordada solenemente na liturgia, juntamente com a Virgem Maria. Primo de Jesus Cristo, João Batista nasceu seis meses antes do Messias e foi aquele que preparou o caminho do Senhor, convidando o povo à mudança de vida e ao batismo de penitência, por isso Batista. Ele apontava o Cristo, o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. São João foi preso por discordar das atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado. Foi o último profeta a anunciar o Messias e morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11).

Na Diocese de Nova Friburgo, além da Catedral Diocesana São João Batista outras três paróquias têm São João Batista por padroeiro, elas estão situadas em Macuco, Macaé e Laranjais. São João Batista é o padroeiro secundário da Diocese, que tem a Imaculada Conceição como sua padroeira principal, inclusive no brasão diocesano muitos detalhes lembram a devoção a São João Batista, como por exemplo a concha, instrumento utilizado por ele para batizar.

Ver anterior

Cultura do Estado divulga resultado final dos editais de Carnaval

Ver próximo

Prefeitura de Trajano de Moraes entrega kit alimentação aos alunos da Rede Municipal

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!