Diocese de Nova Friburgo solicita aos poderes públicos medidas de apoio a pessoas em situação de rua

A Diocese de Nova Friburgo solicitou medidas que possam acolher pessoas em situação de rua no município.

A Diocese de Nova Friburgo, através da Cáritas Diocesana, das Pastorais Sociais e grupos de serviço à vida, emitiu uma nota no último dia 24 de maio, solicitando aos poderes públicos e às entidades ligadas ao bem-estar social, medidas concretas de apoio a pessoas em situação de rua no município. O documento fundamenta a iniciativa na Recomendação nº17, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos. 

A Recomendação nº17 do CNDH solicita aos Governos Estaduais e Municipais medidas que deem apoio e suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre as medidas, estão ações que adotem iniciativas para ampliar abordagens sociais, e também criem vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua, utilizando-se, caso necessário, equipamentos públicos, esportivos, (estádios e ginásios) e educacionais (escolas, centros de ensino), com estrutura sanitária adequada para as pessoas acolhidas.

A recomendação também inclui atenção aos casos de pessoas que não aceitam acolhimento. Nesta situação, o CNDH atribui que sejam disponibilizados cobertores, mantas, agasalhos e outras roupas quentes, que possam amenizar o impacto do frio, ainda mais comum nesta época do ano. Além disso, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos reforça a atuação de equipes de abordagem social para que acompanhem, se possível, com  equipes de profissionais da área da saúde, casos de pessoas com hipotermia e outros problemas causados pelo frio extremo, oferecendo medidas médicas necessárias.

Outra medida solicitada pela Recomendação nº17 diz respeito às ações voluntárias já realizadas no município às pessoas em situação de rua. A medida pede que não seja restringida a atuação da sociedade civil organizada na distribuição de insumos materiais e  alimentares àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Campanha do agasalho

Por fim, a Diocese de Nova Friburgo, através da Cáritas, Pastorais Sociais e vários grupos de voluntários, afirmou que, como é de costume, já está motivando a Campanha do Agasalho nas paróquias dos 19 municípios. A entidade informou que já decidiu, como gesto concreto na Solenidade de Corpus Christi, promover junto aos fiéis uma Campanha de doação de cobertores, alimentos e agasalhos que serão destinados às pessoas e famílias necessitadas.  

Foto: Hindustan Times via Getty Images

Ver anterior

Projeto proíbe envio de boleto de proposta de serviço não solicitado pelo cliente 

Ver próximo

Estado do Rio terá programa de recuperação do patrimônio turístico

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!