Diocese de Nova Friburgo realiza abertura da Campanha da Fraternidade 2023

A Diocese de Nova Friburgo se prepara para a abertura da Campanha da Fraternidade 2023 (CF), que terá como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). A abertura na Diocese acontecerá no dia 25 de fevereiro, primeiro sábado da Quaresma, nos três Vicariatos Episcopais: Sede, Norte e Litoral, uma vez que a abertura nacional acontece na Quarta-feira de Cinzas (22/2).

A CF está em sua 60ª edição. O tema da fome será abordado pela terceira vez, pois também teve enfoque nas campanhas de 1975 e 1985. A Campanha da Fraternidade sempre nos convida a vivenciar e a refletir sobre o tema proposto na perspectiva social, amparando aos irmãos mais vulneráveis por meio de gestos de solidariedade.

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo da Diocese de Nova Friburgo, presidirá a Santa Missa de abertura tanto no Vicariato Norte quanto no Vicariato Sede. Nas três regiões da Diocese a abertura acontecerá na sede do Vicariato. Confira as programações e participe:

 

Vicariato Norte

A abertura no Vicariato Norte acontecerá com a Missa presidida pelo Bispo Diocesano, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro.

 

Campanha da Fraternidade 2023 - Vic Sede
Campanha da Fraternidade 2023 – Vic Sede

 

Vicariato Sede

No Vicariato Sede a programação da abertura terá início às 16h. Entre as atividades previstas haverá a Exposição do Histórico da Campanha da Fraternidade e do tema da CF-2023. O Bispo Diocesano presidirá a Santa Missa às 18h, concluindo a programação. O evento acontecerá na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo. Todos os participantes são convidados a aderir ao Gesto Concreto doando 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às famílias assistidas pela Cáritas Diocesana.

 

Vicariato Litoral

No Litoral os participantes também são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível, como Gesto Concreto da Campanha. A programação transcorrerá da seguinte forma: 8h30 acolhida e entrega do Gesto Concreto; 9h – Palestra Irmã Maiara Santos – Instituto Filhas de Maria (Servas dos Pobres) – Salvador /BA, com o tema “O pedido de Jesus que ecoou no coração de Santa Dulce“; 10h – Palavra aberta / perguntas; 11h – Santa Missa presidida pelo Pe. Gleison Lima da Silva, Vigário Episcopal do Vicariato Litoral. A abertura acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé.

 

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci

 

Coleta da Solidariedade

No dia 2 de abril, Domingo de Ramos, todos são convidados a colaborar, em suas comunidades, com a Coleta Nacional da Solidariedade, um dos Gestos concretos da Campanha da Fraternidade realizado em âmbito nacional, todos os anos. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

Do total arrecadado, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

 

Texto: Grasiele Guimarães. Fonte: CNBB

Ver anterior

Enel garante construir um plano de ação para atender os municípios

Ver próximo

Repasse do Fundo de Participação dos Municípios de fevereiro tem queda de 0,68%

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!