Diretores do Geac divulgam Cantagalo em Canudos

Alex Vieitas e Fernanda Bruni, diretores do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo (Geac) estiveram, no período de 16 a 21 de abril, visitando as cidades de Canudos, Uauá, Monte Santo e Euclides da Cunha, na Bahia.

Os dois são de Cantagalo, onde nasceu o escritor Euclides da Cunha, autor do livro ‘Os Sertões’ e são membros do Geac, grupo que tem por objetivo divulgar a vida e obra de Euclides, a Guerra de Canudos e a cidade de Cantagalo, e visitaram o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Instituto Popular e Memorial de Canudos (IPMC), Canudos Velho, o Mirante Antônio Conselheiro e o Açude de Cocorobó, acompanhados pelo guia João Batista Lima. Alex Vieitas aproveitou para divulgar o seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’. Os cantagalenses entregaram, em nome do Geac, ao Memorial e ao IPMC, uma placa em homenagem ao trabalho de preservação da história da Guerra de Canudos.

A viagem foi encerrada com a visita à cidade de Euclides da Cunha, onde Alex Vieitas e Fernanda Bruni conheceram o Espaço Nordeste e o Ponto de Cultura Os Sertões. Alex Vieitas entregou ao vereador baiano Valdemir Dias (PSD) a lei de autoria do ex-vereador Pedro Gardello, de Cantagalo, tornando Cantagalo cidade coirmã de Euclides da Cunha, recebendo, do vereador baiano, a certeza que irá apresentar a mesma lei à Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha.

Em Canudos, Alex Vieitas e Fernanda Bruni entregaram ao prefeito Geo Neto a lei, também de autoria do ex-vereador Pedro Gardello, tornando Cantagalo cidade coirmã de Canudos. Alex reforçou a necessidade de estreitar os laços culturais entre Cantagalo, Canudos e Euclides da Cunha, assim como já é feito com São José do Rio Pardo (SP).

Em todas as visitas e contatos, a cidade berço de Euclides da Cunha foi amplamente divulgada, visto que, além do livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’, Alex Vieitas e Fernanda Bruni distribuíram postais e folders doados pela Secretaria de Turismo de Cantagalo. Os visitantes cantagalenses aproveitaram a visita para colher material, informações e fotos para o seu segundo livro, com previsão de lançamento para 2014.

Ver anterior

Festa dos Profissionais da Construção Civil é promovida em Boa Sorte

Ver próximo

Cordeiro no Arnold Classic Brasil

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!