Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e representantes do conselho Deliberativo e Fiscal do Sebrae Rio, tomou posse no dia 5 de janeiro. O evento aconteceu na sede da entidade. A eleição foi realizada no fim de 2022, quando a Diretoria Executiva foi reeleita.
O corpo de dirigentes é composto por Jésus Mendes Costa, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio; Antonio Florencio Queiroz, vice-presidente do Conselho Deliberativo; Antonio Alvarenga, diretor-superintendente; Julio Freitas, diretor de Produtos e Atendimento; e Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento.
Em seu discurso, o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Jésus Mendes, reforçou a importância dos pequenos negócios para geração de renda.
“Acredito muito no poder empresarial. Acredito que somos capazes de gerar emprego, renda e impostos. É através da iniciativa privada, do esforço daqueles que têm vocação empresarial que ajudamos o estado se desenvolver. Vamos trabalhar muito junto aos poderes públicos para que eles não esqueçam nunca da importância do pequeno empresário para o estado”.
Já o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, que foi reeleito pelo próximo quadriênio, explicou o caminho para o período.
“Lealdade, união e transparência foram o nosso norte e continuará sendo. Nessa nova gestão, todos estamos empenhados em apoiar as micro e pequenas empresas. Nós ajudamos quem tem um sonho de empreender a tirar do papel e transformar em realidade. Por isso, somos a oitava marca mais valiosa do país. Temos uma equipe qualificada e que está preparada para apoiar e orientar nosso empresariado”.
Para o evento foram convidadas autoridades municipais e estaduais, empresários de diferentes setores e colaboradores da instituição. Durante a cerimônia, estiveram presentes Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil; Jair Bittencourt, secretário de Estado de Agricultura; Vinicius Farah, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Rodrigo Abel, secretário de Gabinete do Governador; Nelson Rocha, secretário de Estado de Planejamento e Gestão, além do ex-ministro Bernardo Cabral, entre outras autoridades.
O Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, que é composto por 15 instituições públicas e privadas, que apoiam os pequenos negócios, também tomou posse. Os conselheiros titular e suplente foram empossados e pertencem às instituições: Facerj, Fecomércio, Firjan, Faerj, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal AgeRio, SEDEERI, SNA, Senac, ACRJ, Redetec, CIRJ e Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
Alguns números do Sebrae Rio
Atendimentos
Nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022, o Sebrae Rio realizou mais de 3 milhões de atendimentos. Ao longo desse período foram mais de 2 milhões de atendimentos digitais.
Políticas públicas
A instituição conseguiu ajudar na redução no tempo de abertura de empresas, já são 47 cidades empreendedoras e 32 municípios participando do programa Lider.
Programas de internacionalização
Mais de 4,7 mil pequenos negócios participaram dos programas de internacionalização e começaram a exportar seus produtos.
Projetos Setoriais
Ao todo, 91 projetos foram desenvolvidos e atenderam mais de 29,9 mil empresas e mais de 38,8 mil potenciais empreendedores nos mais diversos segmentos com capacitações e consultorias.
Rodadas de negócios
Foram realizadas 207 rodadas de negócios presenciais e on-line.
Educação empreendedora
Em dezembro de 2021, a Escola Sebrae de Negócios foi inaugurada, além disso, mais de 80 mil alunos receberam capacitações em projetos voltados à educação empreendedora, desde a Educação Básica à Pós-Graduação.
Comunidades
Foram atendidos mais de 24 mil empreendedores de favelas.