Dois radares meteorológicos serão adquiridos para monitorar a região serrana

Dois radares meteorológicos serão adquiridos para monitorar a região serrana

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) firmou um Termo de Compromisso com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com interveniência do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (05/08), para que sejam adquiridos dois radares meteorológicos que auxiliarão no monitoramento das chuvas na região serrana. Os equipamentos serão comprados em um prazo máximo de seis meses com recursos do projeto “Incremento da cobertura da estimativa de chuva por radar no estado do Rio de Janeiro”, do Fundo Estadual de Controle Ambiental (FECAM).

Os radares serão instalados na Serra do Capim, em Teresópolis, e em um local a ser definido na região sul do estado. Enquanto o equipamento da Serra do Capim atenderá as regiões hidrográficas IV (Piabanha) e VII (Rio Dois Rios), o radar a ser instalado no sul fluminense ajudará na previsão à chegada de frentes frias na região serrana. Além dos dois equipamentos, o banco Bradesco também entregará ao Município de Petrópolis mais um radar meteorológico, que será instalado nas Torres do Morin, após assinar com o MPRJ um Acordo de Não Persecução Cível no último dia 13 de junho.

 

Inea e Ministério Público formalizam termo de compromisso para radares na Região Serrana

 

Esse dia é histórico para a cidade de Petrópolis e para a região serrana como um todo. O radar banda x ajuda no monitoramento dando uma maior precisão do local da precipitação das chuvas e auxiliando o gestor na tomada de decisão, com aviso à população para se preparar para o desastre e assim diminuir o número de mortes. É mais um passo para que a resiliência da cidade se estabeleça”, afirmou a promotora de Justiça Zilda Januzzi.

Participaram da assinatura do Termo de Compromisso, na sede do MPRJ em Petrópolis, as promotoras de Justiça Zilda Januzzi, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, e Vanessa Katz, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, além da procuradora de Justiça Denise Tarin. Os promotores de Justiça Cláudia Condack, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, e Rafael Lemos, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis, participaram remotamente do encontro. O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão Bussiere, e o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, assinaram o documento durante o encontro, que contou com a presença de lideranças comunitárias de Petrópolis.

Ver anterior

Parlamento Juvenil tem quase 400 inscritos e bate recorde dos últimos anos

Ver próximo

Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee Itaú com remuneração de R$ 8,8 mil mensais

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!