Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com o objetivo de trazer mais agilidade aos serviços, aumentar os cuidados com o meio ambiente e segurança para os colaboradores, a Energisa Nova Friburgo tem investido em equipamentos mais modernos, de última geração, como os drones, que garantem maior eficácia nas inspeções da rede elétrica. Atualmente o drone é utilizado em 100% das inspeções em áreas rurais, aumentando a produtividade em até 60% em relação às inspeções visuais que eram feitas anteriormente, principalmente em função de locais de difícil acesso.
Além disso, a utilização dos drones também garante maior qualidade na identificação prévia e no detalhamento das anomalias das linhas de distribuição e transmissão com maior rapidez e assertividade. Desta forma, é possível planejar as obras e manutenções emergenciais de acordo com as necessidades apontadas nas inspeções. Este ano, já foram inspecionados com o uso dos drones mais de 220 km de rede e mais de 3.600 postes. Somente nos últimos três anos, a empresa investiu R$ 190 mil na compra de dois drones.
Os drones também estão tendo importante missão no lançamento de cabos em linhas de alta tensão, o que além do ganho de eficiência operacional contribui também com o meio ambiente, já que não é necessário abrir faixas para que as equipes cheguem ao local e realizem o serviço.
Em uma obra aqui em Nova Friburgo, realizada no mês de setembro, o colaborador pilotou um drone para arremesso de um cabo piloto para posterior lançamento de cabos em linhas de alta tensão, o que possibilitou realizar o serviço de um dia em poucos minutos, sem necessidade de abrir faixas.
“Anteriormente, o lançamento dos cabos era feito por terra, em mata fechada, sendo necessária alguma intervenção com a vegetação do local. Já com a solução proposta por colaboradores da empresa, em alguns casos, conseguimos realizar tudo de forma aérea. Os benefícios são grandes, preservando o meio ambiente e os nossos colaboradores do risco de ataques de animais e de um acidente em locais de difícil acesso como áreas alagadas”, explica Victor Rispoli, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Nova Friburgo.