Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ercilene da Silva e Gláucia Mello concorrem
Duas artesãs de Cantagalo participam, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do I Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro, cuja mostra está em exposição no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março), no Rio. Os trabalhos são: A Santa Ceia, de Ercilene Aguiar da Silva, e Toalha Bordada, de Gláucia França Mello.
Mais de 50 municípios estão representados na exposição, que é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. Todos os itens foram bordados a mão, confeccionados a partir de diferentes técnicas. Os trabalhos foram exibidos ao público pela primeira vez no último dia 11 de julho, mas a mostra ficará na Alerj, aberta a visitação, até o dia 20 de agosto.
O interessante é que o público poderá votar nas peças, colaborando para a escolha dos 30 trabalhos que serão selecionados para a fase final do concurso, quando serão submetidos a um júri técnico, formado por profissionais ligados à arte e à moda. A obra vencedora renderá o prêmio de R$ 5 mil.
A Secretaria de Cultura de Cantagalo incentiva os internautas a “curtirem” as fotos desses trabalhos na fan page do I Concurso de Bordados do Rio no ou diretamente no perfil da secretaria no Facebook. As fotos podem ser curtidas até o dia 20 de agosto. Cada curtida acumula pontos em benefício das artesãs e dos seus trabalhos.
Durante a abertura do evento na Alerj, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, ressaltou a disposição da secretaria em promover e incentivar o artesanato. “O artesanato é uma atividade econômica muito importante para as famílias fluminenses. Cada vez mais, a secretaria procura apoiar os artesãos. Uma das iniciativas é o microcrédito oferecido pela Agência de Fomento (AgeRio)”, destacou.
Respondendo interinamente pela Secretaria de Cultura de Cantagalo, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Giron, disse que o município está cadastrando os artesãos para que a Prefeitura tenha uma ideia de quem são, quantos são e onde estão esses profissionais da arte manual em diversos segmentos, que vão desde bordados e deliciosos quitutes e pratos especiais, na área culinária do artesanato. “Temos promovido as feiras de artesanato (este ano já foram três), visando dar oportunidade a esses artesãos de mostrarem e negociarem seus trabalhos. Além disso, estimulamos o cadastramento na Secretaria de Cultura e, ainda, estamos promovendo reuniões com o objetivo de convencê-los da importância de se organizarem, criando a Associação dos Artesãos de Cantagalo”, explicou Ana Paula.