Ao sugerir que as cidades devem construir postos de higienização gratuita com pias e sabão para a assepsia de seus cidadãos em cada cidade e a necessidade de manter o isolamento, o Diretor-Geral da Agência de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ontem, em entrevista coletiva à imprensa na cidade de Genebra, Suíça corroborou que as medidas tomadas pelo prefeito Municipal de Duas Barras, são pioneiras e acertadas no que tange ao combate contra o novo Coronavírus.
Desde o dia 20 de março, o prefeito Luiz Carlos, vem sancionando uma série de Decretos Municipais com o intuito de precaver o município de registros de casos de pessoas infectadas pelo vírus.
Entre as medidas tomadas estão, a instalação de pias contendo água, sabão e toalhas de papel para assepsia dos cidadãos, na Praça Governador Portela, na Rua Orlando Pagnuzzi e em outros logradouros da cidade. Nos quais por necessidade, os cidadãos precisam sair de suas residências para ir às compras em mercados, supermercados, farmácias e agências bancárias.
O isolamento e a manutenção da quarentena municipal tem sido evidenciada através de outras medidas como por exemplo o cuidado que as empresas comerciais devem tomar como o atendimento na porta do estabelecimento para que não haja aglomeração; que as empresas observem a distância regulamentar entre um cidadão e outro; que algumas empresas do ramo comercial acrescentem o serviço de delivery para atender aos seus clientes.
Assim como a suspensão das aulas na rede pública municipal de ensino, entre tantas outras medidas já decretadas através dos Decretos Municipais nº 3316/2020, 3318/2020, 3320/2020, 3321/2020, 3322/2020 e 3329/2020.
Em entrevista coletiva na sede da OMS – Organização Mundial de Saúde, em Genebra, Suíça, o Diretor-Geral, Tedros Adhanon Ghebreysus propôs a criação de estações de higienização com água limpa e sabão em áreas mais pobres.
– Reconhecemos a necessidade de adaptar nossa orientação para diferentes contextos, especialmente nas comunidades mais pobres e vulneráveis, disse Ghebreysus.
Com isso, a OMS recomendou que os governos criem estações públicas de higienização das mãos, com oferta de água limpa e sabão para que todos possam manter a higiene adequada e evitar a propagação do vírus Sars-Cov-2.
O Diretor-Geral explicou que as recomendações de sempre lavar as mãos e manter o distanciamento social têm que acompanhar “soluções inovadoras” em locais com pouca infra-estrutura para a distribuição de água limpa.