Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Segundo os dados do Ranking Minha Conexão, Rio de Janeiro tem uma das dez melhores conexões entre os estados.
Duas Barras foi classificada como a quarta internet mais rápida do Brasil, de acordo com o Ranking Minha Conexão 2022.
O estudo recém-lançado também traz informações a respeito do estado do Rio de Janeiro, que ficou em 8º lugar entre os dez estados brasileiros com internet mais rápida, além de ser considerado a melhor conexão da região Sudeste. Já os dados referentes à cidade do Rio, no entanto, não são tão satisfatórios: o município foi classificado como a quinta pior conexão entre as capitais. Para gerar os índices de performance dos principais provedores do país, o site, especializado na medição da qualidade de internet, se baseou nos milhões de testes de velocidade feitos na plataforma entre abril e junho deste ano.
O objetivo do ranking é manter os consumidores atualizados de forma imparcial acerca da qualidade de conexão onde moram e facilitar a busca por planos de banda larga. A uma posição de distância do pódio Duas Barras está localizada na região serrana do Rio de Janeiro e aparece em 4° lugar no ranking municipal, com velocidade média de 443.25 Mbps. A cidade tem população estimada em 11.563 pessoas, segundo o IBGE, e apresenta conexão quase três vezes mais rápida do que a média nacional: no último trimestre, o Brasil registrou velocidade de 120.08 Mbps.
O pódio dos municípios ficou com Grandes Rios – Paraná (739.73 Mbps); Urutaí – Goiás (515.33 Mbps); e Santana do Piauí – Piauí (457.61 Mbps).
Rio de Janeiro tem melhor conexão do Sudeste. O ranking atualizado mostrou que o Rio de Janeiro tem a oitava melhor internet do país entre os 26 estados e o Distrito Federal.
No segundo trimestre deste ano, o estado fluminense registrou velocidade média de 121.48 Mbps, conexão considerada boa para navegação cotidiana, consumo de vídeos de alta qualidade e jogar on-line.
O 1° lugar da lista ficou com o Piauí, que teve velocidade média de 184.15 Mbps. Ainda, o Rio de Janeiro foi classificado como a melhor conexão da região Sudeste. Na comparação com os estados vizinhos, São Paulo ocupou a 2ª posição no ranking com 120.87 Mbps, e Minas Gerais apareceu logo em seguida, com 114.83 Mbps. O Espírito Santo registrou uma média de conexão de 99.37 Mbps e ficou em último lugar. Capital carioca nas últimas posições Apesar do destaque positivo no ranking municipal e entre os estados, a cidade do Rio de Janeiro foi classificada como a quinta pior internet do Brasil entre as capitais.
Com velocidade média de 90.28 Mbps, o município ficou à frente apenas de Salvador (80.91 Mbps), Recife (80.83 Mbps), Aracaju (80.66 Mbps) e Maceió (78.05 Mbps). Quem garantiu o 1° lugar da lista foi Cuiabá, com uma conexão de 226.85 Mbps.
A cidade do Rio não foi considerada uma referência de conexão à internet dentre as capitais mesmo com os projetos de banda larga mais recentes, como a implementação de redes de wi-fi grátis nas praias do município. A capital, que possui cerca de 6,7 milhões de habitantes, é uma zona turística prestigiada em todo o mundo graças às belezas naturais da região, mas aparenta ainda ter muito o que melhorar em termos de banda larga. Sobre o Minha Conexão Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país.
O velocímetro, que conta com mais de seis milhões de acessos mensais, permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo Melhor Plano, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.