Duas Barras tem a quarta melhor internet do Brasil, revela estudo

Segundo os dados do Ranking Minha Conexão, Rio de Janeiro tem uma das dez melhores conexões entre os estados.

Duas Barras foi classificada como a quarta internet mais rápida do Brasil, de acordo com o Ranking Minha Conexão 2022.

O estudo recém-lançado também traz informações a respeito do estado do Rio de Janeiro, que ficou em 8º lugar entre os dez estados brasileiros com internet mais rápida, além de ser considerado a melhor conexão da região Sudeste. Já os dados referentes à cidade do Rio, no entanto, não são tão satisfatórios: o município foi classificado como a quinta pior conexão entre as capitais. Para gerar os índices de performance dos principais provedores do país, o site, especializado na medição da qualidade de internet, se baseou nos milhões de testes de velocidade feitos na plataforma entre abril e junho deste ano.

O objetivo do ranking é manter os consumidores atualizados de forma imparcial acerca da qualidade de conexão onde moram e facilitar a busca por planos de banda larga. A uma posição de distância do pódio Duas Barras está localizada na região serrana do Rio de Janeiro e aparece em 4° lugar no ranking municipal, com velocidade média de 443.25 Mbps. A cidade tem população estimada em 11.563 pessoas, segundo o IBGE, e apresenta conexão quase três vezes mais rápida do que a média nacional: no último trimestre, o Brasil registrou velocidade de 120.08 Mbps.

O pódio dos municípios ficou com Grandes Rios – Paraná (739.73 Mbps); Urutaí – Goiás (515.33 Mbps); e Santana do Piauí – Piauí (457.61 Mbps).

Rio de Janeiro tem melhor conexão do Sudeste. O ranking atualizado mostrou que o Rio de Janeiro tem a oitava melhor internet do país entre os 26 estados e o Distrito Federal.

No segundo trimestre deste ano, o estado fluminense registrou velocidade média de 121.48 Mbps, conexão considerada boa para navegação cotidiana, consumo de vídeos de alta qualidade e jogar on-line.

O 1° lugar da lista ficou com o Piauí, que teve velocidade média de 184.15 Mbps. Ainda, o Rio de Janeiro foi classificado como a melhor conexão da região Sudeste. Na comparação com os estados vizinhos, São Paulo ocupou a 2ª posição no ranking com 120.87 Mbps, e Minas Gerais apareceu logo em seguida, com 114.83 Mbps. O Espírito Santo registrou uma média de conexão de 99.37 Mbps e ficou em último lugar. Capital carioca nas últimas posições Apesar do destaque positivo no ranking municipal e entre os estados, a cidade do Rio de Janeiro foi classificada como a quinta pior internet do Brasil entre as capitais.

Com velocidade média de 90.28 Mbps, o município ficou à frente apenas de Salvador (80.91 Mbps), Recife (80.83 Mbps), Aracaju (80.66 Mbps) e Maceió (78.05 Mbps). Quem garantiu o 1° lugar da lista foi Cuiabá, com uma conexão de 226.85 Mbps.

A cidade do Rio não foi considerada uma referência de conexão à internet dentre as capitais mesmo com os projetos de banda larga mais recentes, como a implementação de redes de wi-fi grátis nas praias do município. A capital, que possui cerca de 6,7 milhões de habitantes, é uma zona turística prestigiada em todo o mundo graças às belezas naturais da região, mas aparenta ainda ter muito o que melhorar em termos de banda larga. Sobre o Minha Conexão Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país.

O velocímetro, que conta com mais de seis milhões de acessos mensais, permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo Melhor Plano, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.

Ver anterior

Alerj aprova linha de crédito de R$ 80 mil para taxistas

Ver próximo

GENTE DE EXPRESSÃO – Edição 1639

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!