Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A limpeza e manutenção dos leitos e margens dos corpos hídricos é a principal função do Programa Limpa Rio, gerenciado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O resultado positivo de prevenção contra as enchentes já traz satisfação aos moradores locais, antes mesmo da obra ser concluída. A limpeza do Rio Negro teve início dia 5 de maio deste ano e tem previsão de término em novembro, com a conclusão de 3.330 metros de extensão do rio.
Segundo o secretário de Gabinete, Maciel Silva, os moradores estão adorando o resultado da obra. “O trabalho do Inea está sendo perfeito. Existe um trecho do rio que tem comércio. Antes da obra iniciar, os comerciantes reclamavam do mau cheiro e da aparência”, afirma o secretário.
Na opinião do funcionário público Charles Carvalho, de 51 anos, o resultado está sendo muito positivo, principalmente porque os profissionais envolvidos executam o trabalho com seriedade e perfeição. “Um dos rapazes que faz o serviço de limpeza está sempre preocupado com a necessidade de cada morador. Isso é muito bacana. Sempre que ele vai avançar um trecho, faz questão de conversar com as pessoas envolvidas. Outra coisa que está nos impressionando bastante é a perfeição das margens, nem parece o mesmo rio. Estamos encantados”, comemorou o morador.
A satisfação do comerciante Júnior Guedes também é nítida. “Antigamente, tínhamos uma contenção de enchente para tentar bloquear a entrada da água na nossa loja. Com as intervenções do Limpa Rio, além de nos sentirmos seguros quanto a essa questão, a aparência do rio é outra, melhorando, assim, nosso ponto comercial”, disse.
Para o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, o trabalho do Limpa Rio é muito importante para a região. “Estamos retirando muito detrito para que as águas possam correr melhor e reduzirmos as chances de alagamento. Levei a questão ao governador Pezão, que foi parceiro e ampliamos essa ação no Rio Negro”, afirmou.
Já foram realizados 2.138 metros de dragagem do Rio Negro, ainda faltando 1.123 metros para a conclusão. As intervenções também previnem a proliferação de vetores, além de reduzir o risco de inundações.