Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Depois de comemorarmos a chegada dos 25 anos do JORNAL DA REGIÃO, uma conquista memorável para todos que já militaram e ainda militam no jornal, temos mais uma notícia importante: a partir desta edição, estaremos com mais páginas coloridas.
Graças aos investimentos feitos pela gráfica (terceirizada) que imprime, há quase 20 anos, o JR, com equipamentos importados da Índia, podemos, a partir desta edição, melhorar a impressão das páginas, através da policromia (cores). Com isso, nossa cobertura jornalística fica mais completa, pois podemos colocar mais fotos coloridas em nossas páginas. Também estamos fazendo algumas alterações na diagramação para melhor aproveitar as páginas coloridas.
Desde a edição anterior, voltamos com as charges, assinadas por Arthur Consídera, que, anos atrás, começou, nas páginas do JR, com seu trabalho, que, aliás, é muito elogiado no meio artístico. Ele está de volta.
O artigo publicado pelo escritor e pesquisador Clélio Erthal, enaltecendo o JORNAL DA REGIÃO, nos deu mais responsabilidade, quando diz que “o JORNAL DA REGIÃO é o único editado em Cantagalo sem bandeira partidária” em toda a existência da imprensa no município, colocando também o JR como um dos mais antigos do município.
Os comentários vêm de pessoa gabaritada e estudiosa no assunto, pois Clélio Erthal é autor de dois livros sobre a história do município de Cantagalo e, recentemente, lançou um livro sobre a história do município de Bom Jardim. Isso nos dá a certeza de que o que fizemos nestes 25 anos foi acertado. Mas também nos estimula a continuar na luta para fazer um jornalismo no interior bem mais sério e comprometido com a verdade dos fatos.
Recebemos também uma mensagem do escritor Álvaro Ottoni, de Nova Friburgo, comentando a importância dos 25 anos do JORNAL DA REGIÃO. “… vinte e cinco anos são uma vida, e em um país com o nosso, com baixo índice de leitura, com milhões de analfabetos funcionais. O ideal jornalístico de possibilitar ao povo formar opinião, divertir e informar, acaba sendo uma atitude de resistência, uma luta constante contra a maré. No entanto, vocês nunca deixaram de remar. Está, aí, o mérito maior, o da persistência, o de manter a chama do ideal bem acesa”, afirma, da sua alta sabedoria, Álvaro Ottoni.
Certamente, remamos muito, e devemos continuar remando. E, às vezes, não agradando a todos, mas sempre no limite de sua capacidade, noticiando o que realmente os leitores esperam.
Para encerrar, gostaria de contar um fato ocorrido, logo após, no dia seguinte à festa dos 25 anos do JORNAL DA REGIÃO. Recebemos uma ligação, na redação, de uma leitora que, aliás, no dia anterior, participara da festa, inclusive parabenizando o jornal pela festa e pelos 25 anos de existência. Na ligação, a pessoa reclamava de uma notícia que havia sido publicada no suplemento especial dos 25 anos do jornal, mas que não foi de seu agrado. Evidentemente, recebemos a ligação com naturalidade, pois até compreendemos o fato ocorrido, que envolvia violência, mas também temos a consciência de que apenas fizemos o papel jornalístico de registrar o fato, considerado um dos mais importantes daquela cidade e da época.
O nosso site – www.jornaldaregiao.com – tem tido uma aceitação muito grande, e passou também a ser um canal importante para nossos leitores. Semanalmente, estamos atualizando nossas edições para que os leitores tenham estas informações a seu dispor.
O ano de 2011 está sendo, talvez, um dos melhores anos do JORNAL DA REGIÃO, não só porque comemoramos 25 anos de existência, mas vivemos a expectativa de atingir um patamar de receita muito boa e nosso jornal ser, em breve, 100% colorido. A partir desta edição, circular com 12 páginas todas as semanas é motivo para comemoramos várias vitórias nestes 25 anos.
O Editor