Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) elegeu diversos embaixadores para organizar eventos de observação do eclipse solar que aconteceu no último dia 8 de abril, no Hemisfério Norte. Nessa seleção, apenas um brasileiro foi escolhido: o carioca Eduardo Baldaci, que atualmente mora nos Estados Unidos, mas já residiu por cidades da região serrana do Rio, como Carmo e Cantagalo.
Eduardo entrou na lista de astrônomos amadores que passaram por uma seleção bem rígida para poder compartilhar os seus conhecimentos com as pessoas interessadas em saber mais sobre o eclipse. O evento do brasileiro ocorreu na cidade de Titusville, no estado da Flórida. O local é privilegiado, pois possui baixo índice de poluição, o que permitiu excelentes pontos de observação para acompanhar o fenômeno astronômico.
Em entrevista à emissora de TV, Record, Eduardo disse que “foi uma honra tremenda e um sonho” trabalhar em parceria para a Nasa. O brasileiro disse ainda que sua paixão pela área começou na década de 70, onde desenhos animados e seriados só falavam de astronomia.
O eclipse solar
O eclipse solar do dia 8 de abril foi visível apenas aos habitantes das cidades no México, Canadá e Estados Unidos. O fenômeno foi o primeiro eclipse solar total ocorrido este ano. No horário de Brasília, ele começou às 15h07 na costa do México, e terminou por volta das 16h46, na costa leste do Canadá. O próximo eclipse solar está marcado para acontecer em 2045, dessa vez, será possível acompanhá-lo do Brasil.
Eduardo Baldaci foi pastor em Cantagalo e articulista do JORNAL DA REGIÃO.