Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
As eleições em Cantagalo ocorreram em clima de entusiasmo de candidatos e cabos eleitorais e os resultados foram surgindo após as 19h.
O resultado mais esperado era para prefeito. Ou prefeita?
Quando do lançamento oficial da candidatura da vice-prefeita Manuela ao cargo de prefeito, tendo como vice Dr. Júlio Carvalho, meu melhor amigo, ambos com mais de oitenta anos de idade e quase oitenta anos de convivência, a distância ou em Cantagalo, mais regularmente agora, após a minha volta para a terra natal, a fim de me casar com minha amada Angela, ficou muito claro que a alegria e a empolgação pelo desafio já estavam no coração dos dois. Foi lindo ver meu amigo assim renovado!
Antes dos primeiros resultados da apuração saírem, senti pelo ambiente de alegria da multidão de pessoas ali, na praça, que a vitória parecia certa. Mas eleição é sempre uma incógnita, em especial quando surgem candidatos que não residem em Cantagalo e sempre aparecem nas eleições.
Após a apuração e a declaração dos resultados, enviadas pelo Fórum da Comarca de Cantagalo, mas vistas nos celulares, ligados nervosamente pelos eleitores ansiosos, foi uma explosão de alegria, dança e música. Quando os eleitos apareceram no carro de som, foi uma linda demonstração de que o povo estava feliz com o resultado da eleição. Todos os saudavam, aplaudiam, acenavam, queriam apertar-lhes as mãos. Bandeirinhas se agitavam na Festa da Democracia!
Declarados eleitos pela Justiça Eleitoral, Manuela e o Dr. Júlio devem tomar posse no início de janeiro vindouro. Até lá, eles vão viver e trabalhar no período de transição. Como ela ainda é vice-prefeita, creio que poderá ser um período de amadurecimento das propostas de campanha com a realidade socioeconômica da Prefeitura. O atual prefeito, Guga de Paula, naturalmente vai agir de forma republicana.
Fragilidades já conhecidas no município: ruas e calçadas mal cuidadas, na cidade e nas vilas; o abandono das estradas municipais; construção de pontes de madeira na capital do cimento; revolucionar a educação infantil e o ensino fundamental, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem; uma biblioteca com um acervo para as escolas e capacitação periódica e permanente para os profissionais que atuam na educação.
Cantagalo tem apenas uma creche que, por incrível que pareça, funciona em dois turnos. As creches devem ser em tempo integral, para cumprirem o seu objetivo social. E não uma só, mas várias, de acordo com pesquisas sobre as necessidades, principalmente, dos bairros e vilas.
A Cultura está jogada numa super secretaria com parcos recursos financeiros para atenderem às necessidades da cultura, esportes, lazer, certames, etc.
O atual prefeito construiu e inaugurou, em maio deste ano, o Centro Cultural Amélia Thomaz, atrás da Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias. Falta, contudo, aparelhar o auditório com os equipamentos eletrônicos necessários, contratar uma bibliotecária legalmente habilitada e outros funcionários para cuidarem do Centro Cultural. Além do auditório, há espaços para exposições de artistas e outras atividades culturais e fazer funcionar a lanchonete. Creio que a solução é terceirizá-la para empresas privadas, pois assim poderá funcionar diariamente com entrada pela lateral da biblioteca.
Enfim, há muito que se fazer para melhorar e fazer crescer nosso município. E estamos cheios de esperança.
Cantagalo tem sua primeira PREFEITA, isso estará registrado na História de nosso município.