Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 1º de outubro, os eleitores dos municípios da região vão às urnas escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos de crianças e adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada 4 anos. Diferente das outras ocasiões, neste ano a votação será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o país.
O novo procedimento da escolha dos Conselheiros Tutelares será realizado por meio da chamada “eleição parametrizada ou comunitária”. O termo refere-se a um pleito não oficial de instituições públicas ou particulares com a utilização, a título de empréstimo, do sistema eletrônico de votação, composto por urnas eletrônicas e respectivos programas.
Nos anos anteriores, alguns tribunais regionais eleitorais (TREs) apoiaram as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares dos municípios, no entanto, esta será a primeira vez que todos os TREs do país estarão envolvidos na ação.
Como será a votação nos municípios da região
No município do Carmo, a escolha dos Conselheiros Tutelares será realizada nas escolas da rede municipal de ensino, semelhante ao que ocorre nas eleições municipais e gerais. Ao todo seis escolas estarão abertas no domingo (1/10) para receber os eleitores. São elas: E. M. Antônio Russier (Centro); E.M. Independência (Influência); E. M. Neilton Cunha Ribeiro (Porto Velho do Cunha); E.M. Antônio Maria Salgado (Light e Ilha dos Pombos); E.M. José Fonseca de Oliveira (Barra de São Francisco); e E.M. Luiza de Araújo Braz (Córrego da Prata).
Em Macuco, a prefeitura vem realizando campanhas de incentivo para os eleitores comparecerem à Câmara Municipal da cidade, que será o local escolhido para a votação. A gestão municipal reforçou que o espaço estará aberto das 8h às 17h, e para votar será necessário ter em mãos o título de eleitor e um documento com foto.
A prefeitura da cidade de Cordeiro também vem publicando em suas redes sociais informativos sobre a importância da eleição para Conselheiros Tutelares. A gestão municipal está informando sobre os locais de votação (ao todo serão 11 escolas e colégios disponíveis), e também quais requisitos são necessários para participar da eleição. Segundo o TRE, é preciso ter pelo menos 16 anos e estar presente em sua zona eleitoral de origem.
A prefeitura de Nova Friburgo, disponibiliza, através do seu site oficial, informativos para os eleitores conhecerem o seu local de votação. Ao todo, 19 pontos da cidade estarão abertos no domingo, entre escolas municipais, colégios e centros educacionais. Neste ano, pelo menos 21 candidatos concorrem às 10 vagas ofertadas.
No município de Cantagalo, a prefeitura disponibilizou pelo menos 7 pontos de votação para a população no próximo domingo. São eles: Quadra Municipal de Esportes José dos Santos Vieira (Centro); E. M. Maria Beliene D’Olival (Bairro Santo Antônio); E.M. Dacyr José Ribeiro (Bairro São José); E.M. Cel. Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba); Centro Administrativo Praça Antônio Felipe Gaspary (Euclidelândia); Centro Administrativo Rua Cel. Custódio Marques Ferreira (Boa Sorte); Centro Administrativo Avenida Capitão Bernardo de Souza (Santa Rita da Floresta).