Em Cantagalo, 1,2 mil fazem faculdade

Aula inaugural conta com 203 novos alunos

O Polo Cantagalo do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil (Cederj/UAB) está completando seus 11 anos de atividade com uma marca histórica: são 1.268 alunos matriculados nos cinco cursos de graduação que integram a unidade: pedagogia e história (Universidade do Rio de Janeiro – UniRio), matemática e tecnologia em sistemas de computação (Universidade Federal Fluminense – UFF) e administração (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ).

Essa marca foi atingida agora, com as novas turmas, compostas de 203 calouros, que deram início aos cursos dia 20 de julho, quando foi realizada a aula inaugural, no Ciep 277 – João Nicoláo Filho, no Triângulo. Mas, além dos cursos de graduação, o Cederj/UAB também conta com o Pré-Vestibular Social (PVS), que prepara, anualmente, cerca de 200 estudantes para os vestibulares de universidades públicas e privadas.

O prédio onde funciona o Cederj/UAB recebeu, recentemente, mais de R$ 50 mil em investimentos nas obras de reforma, ampliação e adaptação, já que, no local, também funcionava a Escola Municipal Professor Ewandro do Valle Moreira, mais tarde desativada e suas turmas unificadas à Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival, que foi municipalizada.

Atualmente, o espaço físico do polo de ensino conta com três laboratórios de informática, um laboratório de física, uma biblioteca muito bem equipada e dez salas de tutoria (professores especializados para dirimir as dúvidas dos universitários, já que os cursos são pelo sistema semipresencial).

A aula inaugural de sábado passado, 20 de julho, marcou a chegada de novos 203 alunos ao polo, vindos de várias partes do estado e até de estados vizinhos, como Minas Gerais. Do total de calouros, 38 são do curso de matemática, 43 de computação, 52 de administração, 20 de pedagogia e 50 de história.

A diretora do polo, Leila da Silveira Leite, destacou os avanços e a qualidade dos profissionais da tutoria, que têm colaborado para fazer do polo um dos melhores em todo o estado. Já a secretária municipal de Educação, Lucinha Farah Noronha, que também representou o prefeito Saulo Gouvea (PT), falou da grande conquista do polo para a região. “É uma conquista de todos nós e de vocês, e que deve ser valorizada. Vocês receberam uma bênção de Deus por estarem aqui, hoje, por terem a oportunidade de estudar de graça com a qualidade de uma universidade pública e com o suporte que vocês contam no sistema consorciado como um todo e, em especial, no polo de Cantagalo, que tem excelentes profissionais”, incentivou.

Ver anterior

Duas artesãs de Cantagalo participam do I Concurso de Borbados do Estado do Rio

Ver próximo

Curso do Cefet-RJ, em Cantagalo, começa dia 3

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!