Em Cantagalo, 200 professores e 180 cargos de apoio em treinamento

Ano letivo teve início primeiro para os professores, com três dias de capacitação

A Secretaria de Educação de Cantagalo realizou treinamento dos mais de 200 professores e 180 ocupantes dos cargos de apoio ao magistério. No período, tanto professores quanto o pessoal de apoio passaram por uma espécie de atualização antes do retorno às aulas, no próximo dia 18, quando as 18 escolas da rede municipal receberão os cerca de 2,5 mil alunos matriculados.

O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea disse que fará todo o possível para manter os educadores atualizados e com cursos de formação continuada. Também destacou que o município precisa do empenho dos professores para que a educação possa atingir e até ultrapassar as metas nacionais, que, em comparação com os países desenvolvidos, também é baixa. “Tornar educação um exemplo não é fácil, isso passa diretamente por vocês, que são os responsáveis por fazer a educação, por construir esse futuro de conhecimento que necessitamos. Não conseguimos atingir as metas estipuladas para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, mas temos que trabalhar para que possamos até ultrapassar esse desafio”, disse Saulo Gouvea, revelando que dará todo suporte necessário para que a Secretaria de Educação possa executar um bom trabalho, tendo como foco o professor e o aluno.

A secretária de Educação também foi incisiva na responsabilização do professor no atingimento do objetivo proposto. Lucinha Farah Noronha informou que a secretaria será o suporte e que também investirá pesado na atualização pedagógica, com novos modelos e propostas, mas, também, na capacitação tecnológica. “Queremos tornar o aprendizado do educando um fator de excelência, essa é a meta”, disse. Segundo ela, também há desafios físicos, como a informatização da secretaria e das escolas, dotar as escolas de material didático-pedagógico e implantar avaliação única para toda a rede municipal (1º ao 9º ano).

Concluindo, a secretária destacou projetos de construção, reforma e ampliação de algumas unidades escolares. Há necessidade, por exemplo, de construção de prédios para abrigar as escolas de educação infantil Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto, em Santa Rita da Floresta, segundo distrito, e Francisca Teixeira Pinheiro, no Centro. Ambas funcionam em unidades residenciais adaptadas e alugadas. Estão na lista para obras de reforma e ampliação, de imediato, as escolas municipais Alberto Augusto Thomaz, no bairro Cantelmo, e Maria Bellieni D’Olival, no bairro Santo Antônio.

Durante os dias de treinamento, os professores e pessoal de apoio também acompanharam várias palestras informativas e motivacionais. Na segunda-feira (4), o professor Carlos Magliano Neto falou sob o tema ‘Educação com Comprometimento: Alcançando Metas’, que é o tema adotado este ano pela Secretaria de Educação. Na terça-feira (5), foi a vez da professora Juliana Werneck Duarte defender o tema ‘Liderança e Motivação no Ambiente de Aprendizagem’. Já nesta quarta-feira (6), encerrando a maratona, o tema ‘Educação Infantil/Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa’. Em seguida, o secretário de Defesa Civil e Trânsito, Roberto Robadey Júnior, também proferiu palestra e destacou projetos a serem executados em parceria.

 

Cordeiro quer melhorar Ideb

Com participação dos professores, funcionários e do grupo de gestores da rede municipal de educação, a Secretaria de Educação de Cordeiro promoveu a abertura do ano letivo. O reencontro da rede aconteceu na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense e teve a presença do prefeito Salomão Lemos Gonçalves (PR) e do vice-prefeito, Leandro Monteiro (PCdoB). O evento também contou com apresentação da Escola de Música Musi.

Apresentando o Programa de Trabalho 2013 da rede municipal, o secretário de Educação, Luiz Antônio Cavalheiro, iniciou a reunião citando Paulo Freire: “escola é, sobretudo, gente”, ressaltando a importância dos profissionais da educação, o carinho oferecido e o trabalho que é feito para garantir o futuro e o acesso à escola das crianças e adolescentes cordeirenses.

Ratificando o secretário, o prefeito Salomão Lemos Gonçalves (PR) chamou os profissionais para ajudar a construir o novo governo, através de debates, buscando melhorar a qualidade da educação, com aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da qualidade de trabalho, com revisão de cargos e salários da classe. “Como meta principal, temos que aumentar o Ideb de Cordeiro. Vamos, juntos, discutir formas de melhorar o nível educacional do nosso município. Precisamos mostrar que a população está focada no crescimento da nossa cidade”, enfatizou Salomão.

As metas apresentadas pelo plano de trabalho da rede municipal foram a valorização dos professores com um novo Plano de Cargos e Salários, a valorização do Ideb, que, atualmente, está em 4,2, 14% abaixo da meta projetada para Cordeiro, que é de 4,9, aperfeiçoamento do Programa Alfabetização na Idade Certa, redução da defasagem idade/série e fortalecimento do currículo mínimo.

Assim como a implantação do reforço escolar e do sistema de monitoria, avaliação da rede, fortalecimento da equipe de gestores, garantia de acesso e permanência dos alunos nas unidades públicas e correção do fluxo de aprendizagem.

Coordenado pelo secretário de Educação, Luiz Antônio Cavalheiro, foram convidados a compor a mesa o prefeito Salomão Lemos Gonçalves; o vice-prefeito, Leandro Monteiro; o presidente da Câmara de Vereadores, Robson Careca (PDT); o secretário de Cultura, Allessandro Concencio; o diretor de Cultura, José Amaro Mansur; o subsecretário de Educação, Carlson Mourão; a diretora Pedagógica, Maria Auxiliadora; e o chefe de Gabinete, Renato Magno.

Ver anterior

Sérgio Cabral cai no samba

Ver próximo

Começa o ano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!