Em Cantagalo, alunos da rede estadual plantam árvores nativas da Mata Atlântica na escola

A fim de trabalhar a preservação do meio ambiente, os estudantes do Ciep E>Tec 277 – João Nicolao Filho – Janjão, em Cantagalo, na Região Sul Fluminense do estado, plantaram árvores nativas da Mata Atlântica no pátio da unidade escolar. A iniciativa pedagógica tem objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da recomposição florestal, integrando as diversas ações realizadas no projeto ‘Raízes do Amanhã’, que tem como foco um mundo mais sustentável.

– Esta ação de plantio como compensação ambiental foi pensada, pois, recentemente, precisamos cortar três árvores aqui no pátio que apresentavam risco de queda – disse Amanda Rosalino, professora de Ciências e responsável pela atividade pedagógica.

As novas mudas escolhidas foram Cambucá, conhecida por ser símbolo da cidade de Cantagalo, e uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. Também foram plantados o ipê-roxo e o ipê-amarelo, este último considerado a árvore-símbolo do Brasil, ambos muito utilizados na arborização urbana, devido à sua beleza e resistência, além do seu papel ecológico.

Amanda Rosalino destacou ainda que a realização do projeto é um compromisso com o futuro. Segundo ela, ao plantarmos mudas, semeamos esperança e a certeza de um amanhã mais verde e consciente.

– Este projeto é muito importante para mim, porque, quando cheguei ao colégio, não tinha noção dos impactos em toda nossa natureza e, claro, em relação ao desmatamento. Aqui, eu aprendo bastante e me tornei uma pessoa mais consciente, para contribuir para um mundo mais sustentável e melhor – contou Ana Beatriz Vieira, que está no 8º ano do Ensino Fundamental.

Iniciativa pedagógica tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da recomposição florestal

– Nossa escola está situada no coração da Mata Atlântica. Ensinar a geração a preocupação de repor e reconstruir esta Mata Atlântica é fundamental. Costumamos dizer aqui: o Ciep 277 tem orgulho de ser uma escola pública – destacou o diretor-geral, Francisco Laercy Riker, durante a atividade.

A unidade escolar é conhecida na região também por realizar ações práticas e educativas, que se iniciam com a Educação Ambiental por meio das aulas de Ecologia e Meio Ambiente, culminando com a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica durante a Feira Pedagógica para os alunos e também para a comunidade.

Fotos: Ana Cabral

Ver anterior

Cantagalo sedia Encontro Regional sobre Políticas Públicas para Pessoas Idosas

Ver próximo

Governo do Rio decreta ponto facultativo para o dia 22 de abril

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!