Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O banco de profissionais mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo presta atendimento gratuito a empresas que procuram funcionários e a candidatos que buscam vagas no mercado de trabalho.
Implantado em 2006, em parceria com a unidade local da Universidade Estácio de Sá, o banco se tornou excelente fonte de consulta para empregadores, já que guarda em seus arquivos elevado número de currículos, deixados por candidatos com formação, experiência e objetivos dos mais diversos. Presidente da CDL e do Sincomércio, Bráulio Rezende observa que o serviço se destaca por incluir processo seletivo. “A pré-seleção ajuda bastante às empresas. Os candidatos também se beneficiam, pois são encaminhados às vagas que se adaptam ao seu perfil profissional e às suas competências”, assinala Rezende, lembrando que o banco se destina a empresas de todos os setores, não apenas do comércio.
Na última semana, novo grupo de sete alunas do curso de psicologia da Estácio de Sá iniciou estágio no banco de profissionais da CDL e do Sincomércio. Elas ficarão responsáveis pela análise dos currículos, pelas entrevistas com os candidatos e pelo levantamento das necessidades das empresas, sob supervisão da professora Lucíola Viegas, do Serviço de Psicologia Aplicada da universidade. De acordo com a professora, selecionar os profissionais constitui o primeiro passo para a composição de equipes de alto desempenho.
– Um processo seletivo que é conduzido por pessoas capacitadas e treinadas para esta atividade evita o desgaste do desligamento precoce devido a escolhas inadequadas, além de proporcionar outras vantagens para as empresas, tais como agilidade na contratação e assertividade no desenvolvimento de tarefas. Isso sem falar na possibilidade de trabalhar com profissionais motivados, que apresentam comportamentos apropriados às funções que exercem – acentua Lucíola.
O banco funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30min., na sede da CDL e do Sincomércio, na Rua Fernando Bizzotto, 39, no Centro da cidade. Para mais informações é só ligar para o telefone (22) 2522-5578.