Viajar no tempo é um sonho que há séculos habita a imaginação humana. Com a inventividade aguçada por esse tema, a Secretaria de Educação de Macuco promoveu uma ‘viagem imaginária’ proporcionando momentos de fortes emoções a familiares, amigos e professores dos pequenos estudantes macuquenses, que celebraram na quarta-feira, dia 8 de dezembro, a primeira noite das Formaturas das Escolas Municipais.
Com um cenário criativo, bem apropriado e de muito bom gosto, o Auditório do Macuco Rural Park se transformou numa extraordinária ‘locomotiva do tempo’, convidando alunos, pais e demais expectadores a embarcar na estação e viajar através da história do município. A proposta foi ‘transportar no tempo’ os pequenos formandos – trajados de ‘daminhas e cavalheirinhos’ de época – para que, conhecendo e valorizando o passado, projetem um futuro de sucesso com amor e respeito à terra em que nasceram.
Serão três noites sucessivas de celebração ao saber reunindo as escolas David Coelho dos Santos, Silvia Bath Rosas e CIEP Municipalizado Honório Peçanha. Na primeira delas, as estrelas foram as crianças do Jardim III / Educação Infantil, que encantaram o público transbordando singeleza e alimentando sonhos que prenunciam a certeza do futuro promissor, pois a cada movimento da garotada durante a solenidade, ficava clara a integração escola e família, projetando uma Macuco cada vez melhor.
“É uma noite de reflexão também, pois estamos nos reinventando e nesse contexto precisamos valorizar nossa história. Um dia, essas crianças irão olhar para trás, conhecer e se orgulhar daqueles que lutaram pela construção de nosso município com muito suor e luta”, relatou com emoção a secretária Luciana Boaretto. Ao final, como não poderia deixar de ser, justas homenagens também foram feitas às professoras, que também se comoveram com a iniciativa.
Fotos: Ederson Vilas Boas