Empresa de Friburgo ganha menção honrosa no Prêmio Firjan Ação Ambiental

Carretéis de linha em vasos de mudas

Programas de reuso de bilhões de litros d’água, de uso de biodiesel e de reciclagem foram os campeões do Prêmio Firjan Ação Ambiental 2014. A entrega dos troféus aconteceu na sede do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no Centro do Rio. 

Em sua segunda edição, a comissão julgadora concedeu o prêmio na categoria ‘Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa à Biotechnos. Através do projeto Bioplanet, a empresa desenvolveu uma cadeia cujo objetivo final é reduzir a poluição atmosférica a partir do uso da mistura de 20% de biodiesel, combustível que emite quantidade mínima de partículas, ao diesel. A Biotechnos produz biodiesel a partir da coleta de restos de óleo de cozinha e gordura feito por catadores.

O prêmio em ‘Gestão de Resíduos Sólidos’ foi para a White Martins e seu programa Desperdício Zero. Juntas, as unidades FEC, na cidade do Rio de Janeiro, Fatran/CTR, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), e Cilbrás, em Barra Mansa (Sul do estado), conseguiram transformar 125 toneladas de restos de alimentos de seus restaurantes em adubo orgânico. O descarte de lixo eletrônico também foi repensado, com resultado surpreendente: na primeira coleta, em unidades cariocas, foram enviados 400 kg de produtos para reciclagem. Nessa categoria, a Elas Ecomodas, de Nova Friburgo, ganhou menção honrosa. Essa empresa de Nova Friburgo transforma os carretéis de linha de costura industrial em vasos de mudas para replantio da Mata Atlântica, e os retalhos de algodão e papelão, em composto orgânico.

Em ‘Água e Efluentes’, a Reduc (Refinaria Duque de Caxias) foi a vencedora. A refinaria, que é da Petrobras, conseguiu reusar mais de 8,2 bilhões de litros d’água no período de dois anos. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), de Volta Redonda, ganhou menção honrosa por sistema que faz a recirculação de 80% de toda a água usada na sua fábrica de cal. O resultado se reflete também na redução do volume de água captada e descartada no Rio Paraíba do Sul.

A Light ganhou no quesito ‘Relação com Públicos de Interesse’. O Recicla Light, que troca de lixo reciclável por créditos na conta de luz em comunidades, já recolheu mais de 2,5 mil toneladas de material e concedeu R$ 285 mil em bônus nas faturas de moradores de nove comunidades.

Ver anterior

Eleita a nova presidente do Conselho Regional Firjan/Cirj

Ver próximo

Nova Friburgo receberá R$ 20 milhões do governo para obras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!