Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Pela segunda vez, a Confecção Elas recebe o reconhecimento público do PSQT
O Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) é um reconhecimento público concedido às empresas industriais brasileiras por suas práticas diferenciadas de gestão e valorização de seus colaboradores.
Na 15ª edição, ocorrida este ano, foram premiadas empresas com melhores práticas empresariais relacionadas às áreas de avaliação do Modelo Sesi de Sustentabilidade no Trabalho, que são: cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável, inovação e desenvolvimento socioambiental.
Na cidade de Nova Friburgo, a Confecção Elas foi premiada, conquistando o primeiro lugar da etapa regional e o segundo lugar na estadual. O primeiro prêmio obtido pela confecção no PSQT foi em 2011, com a mesma colocação.
Fundada em 2010, a Confecção Elas já nasceu como objetivo ser referencial nacional como empresa responsável. Baseado nesse objetivo, foi criado o projeto ambiental ‘Elas Preservando’, em que as embalagens de bojos para sutiãs eram reaproveitadas para cultivar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Em 2011, como a confecção deixou de produzir sutiãs e passou a confeccionar roupas de bebê, não teriam mais o plástico do bojo para cultivar as mudas. Os proprietários Alex Sandro e Adriana Maria resolveram, então, utilizar, para o mesmo fim, o cone das linhas – que se assemelham a um tubete de plantas e pode ser usado por diversas vezes.
O projeto foi levado para duas escolas do município e os empresários têm planos de expansão para outros bairros. Devido ao sucesso deste projeto ambiental, outras empresas aderiram à ideia e participam com apoio. Entre elas estão o jornal A Voz da Serra, Horto Terra Viva, o ambientalista e produtor das mudas Marcos Cunha, o estudante de engenharia ambiental Flávio Monteiro e a HAK Passamanaria.