Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em comemoração ao Dia da Indústria, a Firjan homenageou nesta quinta-feira (23), em sua sede no Rio, seis empresários, uma personalidade e três indústrias – entre elas, a empresária Katia Alves do Espírito Santo, da Cachaça da Quinta, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima –, que se destacaram em 2024 nos cenários políticos, econômico e social e por grandes serviços prestados à indústria do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. A medalha foi entregue pelo presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e pelo 1º vice-presidente CIRJ, Carlos Fernando Gross.
“É uma honra receber uma homenagem como essa vindo de uma instituição que contribui muito para o setor”, ressaltou a empresária, agradecendo o apoio da federação.
No início dos anos 2000, a empresária traçou uma nova trajetória profissional, na indústria de produção da Cachaça da Quinta, iniciada em 1923, por seu avô, Francisco Lourenço Alves. Katia aprendeu com seu pai as lições sobre o modo tradicional de produção, frequentou cursos, contratou consultores e, atualmente, a marca está em bares e restaurantes de destaque no Rio e São Paulo. A bebida é exportada para Ásia e Europa, além de ser o primeiro destilado nacional a receber a Grand Gold Medal, na prova mundial de destilados em Bruxelas. A empresária é vice-presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça e presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado (Apacerj). Atualmente, é suplente no Conselho Superior da Firjan e membro dos conselhos Empresarial de Agronegócio, Alimentos e Bebidas e da Regional Centro-Norte Fluminense.
Proposta para a Nova Indústria Brasil
Desde 1965, a Firjan homenageia empresários e personalidades com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro durante o Dia da Indústria. Neste ano, o evento contou ainda com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, que recebeu um documento com propostas para a Nova Indústria Brasil, política industrial lançada pelo governo federal em janeiro deste ano. O documento, elaborado em conjunto por algumas das maiores empresas do país.
Confira aqui o documento com as propostas para a Nova Indústria Brasil.
O evento – e a elaboração do documento – também contou com a participação de líderes das empresas Águas do Rio, Braskem, BRF, CBC, Cimento Nacional, Cristalia, Cury, Ecorodovias, Embraer Defesa e Segurança, Emgepron, Fiocruz, Frescatto, Iguá, Lemgruber, M. Dias Branco, Natura, Nortec, Novonor, Petrobras, Piracanjuba, Porto do Açu, Prumo Logística, SIATT, Stefanini, Stella Tecnologia, Tenda, Ternium e Vale.
Outras informações sobre o Dia da Indústria podem ser conferidas pelo site: https://firjan.com.br/diadaindustria2024.
Foto: Paula Johas