Empresários do ramo cervejeiro discutem produção de cerveja artesanal na região

Empresários do ramo cervejeiro discutem produção de cerveja artesanal na região

No dia 19 de fevereiro, a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), junto a empresários do segmento cervejeiro local, estiveram no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Max Bill, para tratar de assuntos relacionados à cadeia produtiva da cerveja artesanal, que é atividade pujante em nossa região.

A integração e a sinergia público-privada é de enorme importância para o desenvolvimento de pesquisas, ações de inovação, geração de soluções ou de geração de oportunidades ao mercado e de incentivo à ampliação do cultivo do lúpulo na região serrana do Rio.

Júlio Cordeiro iniciou a reunião, observando que Max Bill possui experiência concreta no segmento de cervejaria e por isso o grupo tomou a liberdade em articular a conversa e também relembrou como a cultura do lúpulo surgiu e se desenvolveu na região: “Em 2015, adquirimos equipamentos de cervejaria, e então notamos a dificuldade das cervejarias locais de comprarem lúpulo. Na ocasião, Paulo Cordeiro, que era médico veterinário, realizou algumas pesquisas sobre o assunto e verificou que o lúpulo não era amplamente cultivado no Brasil devido principalmente ao clima tropical. Juntamente com a viveirista Teresa Yoshiko, iniciaram a experiência de cultivar o lúpulo no distrito de Amparo, em Nova Friburgo. O ano de 2016 foi de fato o início do plantio e desde então ampliou-se a produção. A partir daí, iniciou o processo de legalização e foi comprovado que a região serrana do Rio, pelo seu clima ameno a frio, seria ideal para esse tipo de plantio.

Júlio também trouxe para a pauta o projeto de Incentivo ao Plantio do Lúpulo, capitaneado pela ACIANF: “quando assumi a ACIANF, em 2018, pudemos observar que esse projeto poderia trazer desenvolvimento a toda a cadeia produtiva cervejeira. Criamos o Projeto De Incentivo Ao Plantio Do Lúpulo, ‘Do Cultivo Ao Comércio’, no qual geramos as mudas e estudamos o solo, como também oferecemos toda a assistência técnica ao produtor. Atualmente, já verificamos a busca do lúpulo pelo cervejeiro friburguense, mas ainda temos muito a avançar. Temos mais de 450 rótulos de cervejas produzidas em Friburgo e registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Saiba mais sobre o Projeto Lúpulo ACIANF: https://acianf.com.br/ProjetosAcianf/ProjetodeIncentivoaoPlantiodeL%C3%BApulo/.

Gabriel Thuler, mestre cervejeiro da Alpendorf e presidente da Rota Cervejeira do estado do Rio de Janeiro, entende que existe uma dificuldade ainda em utilizar o lúpulo local pelas cervejarias, devido à umidade do lúpulo fresco e também pelo grande volume gerado e citou que existe a possibilidade de utilizar a processadora da Cervejaria Petrópolis, que está localizada em Teresópolis, onde a ideia é unir os cervejeiros locais para agregar ao projeto e adquirir o lúpulo local.

Gabriel ainda salientou que todo o processo de plantio foi iniciado em conjunto, mas o município de Teresópolis passou à frente e hoje se tornou a capital nacional do lúpulo.

Os cervejeiros presentes destacaram que existe uma legislação, criada por Max Bill, de incentivo aos restaurantes nas vendas de cervejas locais e também às indústrias do segmento que revertem as vendas em isenção de IPTU e Taxa de Alvará. Porém, as cervejarias locais ainda não tiveram acesso, devido à burocracia e a falta de informação entre as secretarias.

Na ocasião, levantou-se a possibilidade de um tipo de incentivo à pessoa física, que adquire cerveja e recebe a nota fiscal. Foi sugerido também que o friburguense receba descontos no momento de compra.

Júlio Cordeiro ponderou: “observamos a boa vontade dos poderes legislativo e executivo, mas precisamos ajustar os gargalos.

Max Bill se colocou favorável ao projeto e aos incentivos. E ficou à disposição para unir forças ao poder executivo para que o projeto cresça e coloque Nova Friburgo em evidência no mercado cervejeiro: “o potencial do projeto para a cidade é enorme, tanto para a atividade turística, quanto para a economia de modo geral.

Max Bill concluiu que outro ponto importante é colocar em prática o projeto do espaço cervejeiro no local de eventos da Praça do Suspiro.

Júlio Cordeiro garantiu que o prefeito Johnny Maycon já está ciente do projeto e das ações planejadas, e é amigável a ideia de inscrição em edital para incentivar as cervejarias locais.

Gabriel Thuler concluiu: “estamos aqui para estruturar. Precisamos fortalecer a cultura e qualificar os produtores.

Fizeram parte da reunião o vereador Max Bill, presidente da Câmara, Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF, Yuri Guimarães Bezerra, procurador da Câmara, Bernardo Botelho, vice-presidente de finanças da ACIANF, Flávio Stern, vice-presidente de Turismo e Cultura da ACIANF, Alexandre Jacintho, vice-presidente de Agronegócios da ACIANF, Roosevelt Concy, diretor-executivo da ACIANF e presidente do NFCC, Gabriel Thuler, representante da Cervejaria Alpendorf, Marcelo Cruz, representante da Cervejaria Alpendorf, Karoline Correa, representante da Cervejaria Barão, Monique Almeida, representante da Brew Preta, Thiago Schott, representante do SEBRAE, Gabriel Violento, engenheiro-agrônomo da ACIANF, Anne Marjie, supervisora de comunicação da ACIANF e Rafael Toledo, representante do Polo Gastronômico e Cervejeiro.

O próximo passo é realizar esse encontro com o poder executivo, secretarias envolvidas e avançar as ideias aqui colocadas.

Ver anterior

Águas de Nova Friburgo abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Ver próximo

“O Lençol de Turim – II”, por Júlio Carvalho

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!