Empresários têm reunião com Cedae preocupados com falta de água

Diretores da Associação Comercial de Cantagalo (Aciacan) se reuniram com representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) no último dia 20 de agosto para tratar de assuntos relativos à extensão da rede de abastecimento de água no município e à situação atual dos mananciais, objetivando o abastecimento futuro dos municípios de Cantagalo, Cordeiro, e do distrito de Monnerat, em Duas Barras.

A reunião foi convocada a pedido da Aciacan após uma reunião prévia com membros da diretoria e o prefeito Saulo Gouvea, quando esse assunto foi ventilado. Uma das questões levantadas foi a necessidade de extensão do abastecimento de água para a Aldeia, que é uma área de expansão urbana e onde já existem empresas diversificadas se instalando às margens da RJ-160.

Recentemente, a Prefeitura de Cantagalo complementou a instalação da infraestrutura urbana com a implantação do sistema de iluminação pública na Aldeia. Resta somente a implantação do sistema de rede de abastecimento de água cuja falta tem trazido problemas para as empresas na obtenção da licença ambiental com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A solicitação vem ao encontro do que prevê o Plano Diretor no que tange à expansão urbana do município. Diante desta expectativa que hoje vem se confirmando, é necessário criar meios para facilitar o estabelecimento de novos empreendimentos no local.

Outro assunto abordado foi a extensão da rede de abastecimento de água para o Polo Industrial do Cantelmo, pois o empreendimento já se encontra em fase final de legalização junto ao Inea e várias empresas já demonstraram interesse em se instalar no local, o que trará grandes benefícios para o município, principalmente no que diz respeito à geração de emprego e renda.

A escassez de água também foi um assunto recorrente na reunião. “Sabemos que o problema existe e, ano após ano, constatamos o enfraquecimento dos mananciais. A preocupação é sobre as medidas que necessitam ser tomadas para solucionar o problema a longo prazo”, disse Paulo César da Conceição, proprietário da empresa Ricon Geologia e Construção Civil.

O presidente da entidade, Juarez de Souza Lopes Júnior, ressaltou a importância  da sensibilização da população quanto às dificuldades sofridas com a diminuição do volume de água e cogitou a possibilidade de estimular novas campanhas de incentivo ao uso racional da água, diminuindo o desperdício observado principalmente no período do verão.

A Aciacan pretende encaminhar ofício à Prefeitura de Cantagalo nos próximos dias para que esta entre em contato com os representantes da Cedae para analisar as solicitações apresentadas. O prefeito Saulo Gouvea já teria assinalado interesse em defender as questões levantadas.

Na ocasião, estiveram presentes os representantes da Cedae Gustavo Boaretto (coordenador GSR 2.6), Roberto Bianchini Antônio (engenheiro), Ricardo Chermout de Mattos (encarregado de núcleo), Ricardo Teixeira (agente administrativo) e Elpídio Gonçalves Vieira  (assessor).

Eles consideraram como relevantes as questões levantadas e demonstraram total interesse em analisar as demandas do município após a realização de alguns estudos para a viabilidade do atendimento às referidas solicitações.

Ver anterior

Audiência discute extração de calcário entre Euclidelândia e Boa Sorte

Ver próximo

Alex Rodrigues ganha apoio de deputado federal e secretário de Saúde para ajudar Duas Barras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!