Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Demonstrações de fé, de belíssimas expressões de devoção e da disseminação das tradições repassadas há anos de pais para filho tomaram conta do final de semana. Cenas emocionantes moldaram o VIII Encontro de Folias de Reis de Cordeiro, sábado e domingo, 18 e 19, na Praça Coronel Antônio Pinto, no centro da Cidade Exposição.
No total, 24 agremiações abrilhantaram essa que é uma das mais importantes manifestações culturais e folclóricas do interior fluminense. Além das folias anfitriãs, também marcaram presença convidadas de Itaocara, Itaboraí, São Fidélis, Carmo, Cantagalo, Nova Friburgo e Macuco. Diante do presépio montado ao lado do Coreto da Praça, cada uma se exibiu com sua particularidade, arrancando aplausos da plateia.
Mostrando-se incansáveis na organização – bastante elogiada pelo público e foliões –, integrantes da Secretaria de Cultura e da Associação de Folias de Reis de Cordeiro esbanjaram energia, entrosamento e foram atenciosos e participativos, desde a recepção destinada às agremiações, passando pela coordenação no repasse do pró-labore e culminando com a oferta de alimentação de primeira para todos os participantes.
Além do folclore e da fé dos adeptos dos Santos Reis, o Encontro de Folias de Reis de Cordeiro evidenciou a qualidade do Calendário Cultural. Feliz com o apoio do prefeito, o secretário avaliou os festejos. “Foi perfeito. Um show das folias, reizeiros, ritmistas, pastorinhas e palhaços. Palmas também para o trabalho ímpar do Carlos Pinto, Natanael Cipriano, das cozinheiras e demais componentes da Associação de Folias. Esse encontro serviu ainda para aquecer nossa economia”, disse Zica Medeiros.