Encontro debate indicação de Nova Friburgo como Capital da Lingerie

Encontro debate indicação de Nova Friburgo como Capital da Lingerie

Encontro debate indicação de Nova Friburgo como Capital da Lingerie

Uma reunião realizada no Senai Espaço da Moda no último dia 18 debateu e reforçou Nova Friburgo como ponto de Indicação Geográfica para se tornar oficialmente a Capital da Lingerie. A cidade foi indicada como referência nacional no setor através do Projeto de Lei nº 3.989, que tramita na Câmara dos Deputados. A indicação geográfica é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.

Participaram do encontro a subsecretária de Turismo, Kamila Mouza e o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Augusto Theodoro, além de representantes do SINDVEST, SEBRAE e do Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO.

Durante o evento, foram apresentados dados parciais de uma pesquisa feita com 27 empresas de moda íntima consolidadas no município, dados que demonstram a expertise do empresariado local para o setor e ressalta a vocação de Nova Friburgo para este campo da indústria. Os dados coletados servirão como base para as próximas fases do projeto. Os resultados apresentaram os desafios e oportunidades do setor, e apontaram os potenciais, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico local e o desenvolvimento do setor do turismo.

Em convergência com todo o projeto, também deverá ser criado um selo de qualidade e indicação de procedência que estará nas peças produzidas no polo de Nova Friburgo. A ideia é que a cidade seja reconhecida nacional e internacionalmente pelo selo, gerando ainda mais valor às marcas friburguenses.

Atualmente, segundo o SINDVEST, são mais de 3 mil empresas estabelecidas nos 12 municípios atendidos, resultando em 35% da produção nacional, além de exportar para outros países, como Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai, entre outros. Ainda de acordo com o sindicato, o polo de lingerie de Nova Friburgo gera em torno de 28 mil empregos diretos, sendo 80% da mão de obra e liderança representadas por mulheres, contribuindo para que a cidade tenha a menor taxa de desemprego entre o sexo feminino.

Ver anterior

Microempreendedores Individuais têm até 29 de janeiro para pedir a Inscrição Estadual

Ver próximo

Prefeitura de Cordeiro paga R$ 6 milhões pelo Hospital

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!