Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Palestra se notabilizou por manter a principal meta do projeto: motivar os jovens
Chamar a atenção dos jovens de Cantagalo, Cordeiro e Macuco para suas vocações pessoal e profissional, levando em consideração as oportunidades atuais do mercado de trabalho na própria região. Este é o objetivo do ‘Despertar’, projeto que vem sendo desenvolvido pela Lafarge, que mantém uma importante fábrica de cimento no Polo Cimenteiro de Cantagalo, em parceria com as secretarias de Educação dos três municípios.
Voltado a alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, o ‘Despertar’ realizou no auditório do Ciep 277 – João Nicoláo Filho, mais um encontro com os estudantes inscritos no projeto em Cantagalo. Desta vez, o destaque foi voltado às oportunidades do setor metalmecânico da região, que tem, em Cordeiro, sua maior representação, com três das maiores indústrias do setor, que incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.
Comandada pelo programador de Planejamento da Lafarge, Marco Antônio de Oliveira, a palestra se notabilizou por manter a principal meta do projeto: motivar os jovens, mostrar que o mercado está pronto para eles, desde que procurem se capacitar para ocupar as vagas da grande demanda regional. “Para quem não sabe, a mão de obra da região, neste setor, trabalha para o mundo, principalmente depois que o Brasil passou a crescer não só economicamente, mas em importância”, disse Oliveira aos estudantes.
Na abertura do encontro, o gerente de Performance da Lafarge em Cantagalo, Manoel Ramos, chamou a atenção dos alunos para a importância não só do tema da palestra, mas para o projeto como um todo. Segundo ele, esses estudantes estarão, num futuro muito próximo, com questionamentos sobre o que ser profissionalmente.
– Esse projeto, pelo menos, traz perspectivas, novos horizontes, vislumbra alternativas, opções – destacou Ramos, acrescentando que, atualmente, os técnicos têm sido muito valorizados, com grandes oportunidades e excelentes salários.
O próximo encontro em Cantagalo está marcado para 18 de agosto, no mesmo local. Os demais serão em 16 de setembro, 22 de outubro e 13 de novembro. A apresentação dos trabalhos dos estudantes sobre a impressão que tiveram do projeto este ano também será apresentada em novembro, em data ainda a ser definida pela comissão que cuida do programa.