Encontro em Cordeiro discute ICMS Ecológico

O encontro para debater a consulta pública do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico 2021, foi realizado na Câmara de vereadores de Cordeiro.

O objetivo principal do evento, foi receber as demandas dos diferentes atores sociais (presentes nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro) nos temas que compõem o Índice Final de Conservação Ambiental do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro.

Representando o município de Trajano de Moraes, a secretária municipal de Meio Ambiente, Jurema de Souza Grativol (Juju), e o subsecretário William Castelani Ávila. Ainda participou da Consulta Pública ICMS Ecológico 2021, o subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Flávio Francisco Gonçalves, e do superintendente de Conservação da SEAS, Leandro Gomes, e do subsecretário de Saneamento Ambiental – SEAS, Sergio Henrique Mantovani.

Durante o encontro, foram oferecidas duas modalidades para o envio de contribuições para inserção e/ ou alteração da metodologia de avaliação dos indicadores do ICMS Ecológico. Saímos deste encontro com mais conhecimento”, explicou.

Vale lembrar que desde a sua criação, através da Lei n° 5.100 de 2007 e no seu primeiro decreto regulamentador n° 41.844 de 2009, algumas mudanças foram registradas nos indicadores que compõem o Índice Final de Conservação Ambiental do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro.

Dentre elas está a inclusão da coleta seletiva, coleta de óleo vegetal e a inserção do Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente (IQSMMA), que trouxe para a bonificação do ICMS Ecológico os mais importantes instrumentos de gestão ambiental municipal, de forma a dar visibilidade a diversos temas centrais para uma boa administração municipal nos temas socioambientais.

A cada ano o ICMS Ecológico se torna mais estratégico para as gestões municipais, sendo considerado a principal fonte de recursos financeiros na maioria dos municípios de pequeno e médio porte. Todos os anos a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade busca por mais inovação e transparência junto à sociedade.

Ver anterior

Por US$ 1 bilhão, CSN compra a suíça Lafarge Holcim e aumenta sua posição no mercado de cimentos

Ver próximo

“Viajando no tempo – 1”, por Celso Frauches

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!