Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Durante dois dias, advogados brasileiros e representantes de entidades jurídicas das 19 maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia, estiveram reunidos no Rio de Janeiro para a instalação do grupo Legal G20.
O evento, promovido pelo Conselho Federal da OAB, foi realizado nos dias 18 e 19 de abril e teve como objetivo a construção de uma agenda jurídica global.
O evento contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que fez a abertura do evento.
“O Legal G20 surge como uma iniciativa inovadora que busca engajar as Ordens de Advogados dos países do G20 na elaboração de uma agenda jurídica global que respeite e promova os princípios democráticos, os direitos humanos, a segurança jurídica, a tecnologia, entre outras questões propostas pelas entidades integrantes do grupo“, destaca o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Trata-se do principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.
Da região, os presidentes da região Serrana, dos municípios de Cordeiro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Teresópolis e Petrópolis, participaram do evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil.
O presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cantagalo, Ozimar Felix (Kabelin), participou do evento no Rio de Janeiro.