A partir do próximo ano letivo, o Governo do Estado colocará em prática uma nova política para reforçar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede de ensino. O novo programa da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), irá garantir a oferta de qualidade a estudantes a partir de 18 anos. Com a política, o ensino médio será concluído em dois anos.
As medidas para implantação de um EJA que pudesse atender às necessidades do estado do Rio foram desenvolvidas depois de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação para atrair os alunos e evitar a evasão escolar. As mudanças incluem horário mais flexível, das 18h50min. às 22h10min., material didático especializado e professores capacitados.
– A readequação do horário e a escolha de matérias mais específicas irão atrair mais estudantes, evitando o abandono. Com o novo horário, os alunos terão mais facilidade para chegar ao colégio – explicou o subsecretário de Gestão do Ensino, Antônio Vieira Neto.