O município de Bom Jardim, que completa 130 anos no dia 5 de março, tem muitas histórias para contar. Retratado por imigrantes e tantos outros moradores que quiseram se estabelecer em Bom Jardim, a cidade, cuja história está atrelada ao plantio de café, tem vivido momentos de prosperidade na questão política. Para entender como anda a administração municipal, o prefeito Paulo Barros concedeu entrevista ao Jornal da Região.
JORNAL DA REGIÃO – Prefeito, faça um balanço de como foram estes dois anos de mandato?
PAULO BARROS – Extremamente satisfatório. Com muito esforço, muita dedicação, mesmo com a pandemia, conseguimos levar com êxito os dois primeiros anos, fazendo muitas obras, realizando desejos, e a expectativa é a de que possamos fazer muito mais.
JR – No centenário do município, o senhor era prefeito. Agora, quando a cidade completa 130 anos, é novamente chefe do executivo. Qual é a sensação de estar à frente de um importante município da região?
PAULO BARROS – Um orgulho, uma satisfação, como filho de Bom Jardim, estar aqui, no quarto mandato, ter sido prefeito no centenário da cidade e, agora, nos 130 anos de emancipação político-administrativa. Sinto-me lisonjeado por estar na administração pública nessas duas datas emblemáticas.
JR – É notório o alto investimento feito pela administração na Educação, nesses dois primeiros anos. Qual o motivo de tanta atenção nessa área?
PAULO BARROS – Investir na educação tem de ser prioridade de qualquer governo. Principalmente com o advento da pandemia, os prejuízos, para estudantes e para as estruturas físicas das unidades de ensino, foram comprometedores. A partir dessa situação, resolvemos investir pesado, reformando e ampliando unidades escolares, com aquisição de novos mobiliários, equipamento de informática e audiovisual.
Inauguramos o NAM (Núcleo de Atendimento Multidisciplinar), com foco principal no déficit de aprendizagem, atendendo alunos da rede municipal e uma parcela da rede estadual e privada.
Estamos trabalhando para construir mais uma creche, com obra em andamento, e oferta de 120 vagas. A licitação para a conclusão da creche no Alto de São José, com 80 vagas, está em fase final de ajuste. Este é um investimento aguardado pelos moradores do segundo distrito.
JR – Quais são as principais obras que planeja fazer no município nos próximos anos?
PAULO BARROS – Nos próximos dois anos, daremos continuidade nos investimentos da Educação, e em equipar a Secretaria de Obras com maquinários, caminhões.
Estamos construindo também a Unidade Básica de Saúde de Banquete. Nosso foco é licitar, em breve, a UBS do Jardim Boa Esperança e encontra-se no planejamento a construção da UBS do Alto de São José e Barra Alegre.
Outra ação importante foi a renovação da frota de veículos, principalmente da Secretaria de Saúde, trazendo conforto e comodidade aos pacientes e usuários dos serviços públicos.
A renovação da frota já foi um avanço nos dois primeiros anos, com 25 novos veículos (automóveis, vans, ônibus). Faz parte do nosso planejamento a compra de, no mínimo, mais dez veículos, que vão estruturar a Secretaria de Defesa Civil, Guarda, Trânsito, entre outras pastas.
A revitalização de espaços públicos, reforma de prédios e quadra poliesportivas também serão investimentos nos próximos dois anos de mandato.
JR – Como avalia o recente concurso feito pelo município?
PAULO BARROS – Satisfatório. Tivemos uma média de dez mil candidatos. Graças a Deus, sem nenhum dissabor, tudo ocorreu de forma maravilhosa. O concurso ocorreu no sentido de sanar o déficit de servidores nos diversos setores da administração municipal. Além, claro, de fortalecer o fundo de previdência dos servidores municipais.
JR – Enxerga como positivo, após dois anos sem Carnaval, além da alegria popular, o beneficiamento da economia local?
PAULO BARROS – Depois de dois anos de pandemia, conseguimos fazer um Carnaval à altura da população de Bom Jardim, e eu quero crer que o comércio tenha tirado proveito da alegria da festa mais popular do Brasil.
JR – O senhor preza pela qualidade festiva. Em quais critérios se basearam para escolher as atrações do aniversário de Bom Jardim?
PAULO BARROS – Acredito que a população merece atrações que empolguem. Traremos Michel Teló, Mundo Bita, Swing & Simpatia, Glauco Zulo. Tudo foi pensado para levar entretenimento e festejar com entusiasmo os 130 desta cidade hospitaleira, para a qual todos os dias batalhamos, a fim de vê-la próspera.
JR – Como avalia o momento político brasileiro?
PAULO BARROS – A gente tem que estar de mãos dadas com o Governo Federal. Por enquanto, as coisas estão caminhando bem, e eu quero crer que a gente tenha um futuro satisfatório.
JR – Como é sua relação com o Governo do Estado?
PAULO BARROS – Proveitosa. O governador é do nosso partido. O Altineu Côrtes, deputado federal, nos ajuda muito. Temos a expectativa de trabalhar com mais deputados estaduais para que nos ajudem, de maneira sensata, a trabalhar por Bom Jardim.
JR – Pretende se candidatar à reeleição em 2024?
PAULO BARROS – Esta é uma questão prematura. A gente está trabalhando. Não temos que pensar em eleição, deixe isso para os adversários políticos. Estamos pensando em dar qualidade de vida à população. Concorrer a um possível pleito pode ser algo do futuro, e o futuro a Deus pertence.