Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
“… Tinha 52 anos quanto me candidatei na primeira vez, mas, desde 2004, o povo de Cantagalo vem me escolhendo democraticamente… “
Numa entrevista exclusiva ao JORNAL DA REGIÃO, o atual prefeito de Cantagalo, Joaquim Augusto Carvalho de Paula, Guga de Paula, faz um resumo de sua administração e comenta fatos de seu governo.
JORNAL DA REGIÃO – Guga de Paula está marcando a história de Cantagalo como único prefeito de quatro mandatos. Como é esta sensação de ser prefeito do seu município por 16 anos, que serão completados em 2024?
Guga de Paula – Muita honra. Antes de me candidatar, nunca havia imaginado entrar na política, tanto que já tinha 52 anos quanto me candidatei na primeira vez, mas, desde 2004, o povo de Cantagalo vem me escolhendo democraticamente, o que me traz muito orgulho, sensação de um bom trabalho sendo realizado e também muita gratidão a toda a população cantagalense.
JORNAL DA REGIÃO – Dos quatro mandatos à frente da Prefeitura, qual foi o que mais trabalho deu? Na sua visão, em qual destes mandatos sua administração conseguiu realizar mais obras?
Guga de Paula – No meu primeiro mandato, tive muitas dificuldades. O município estava muito endividado, com inscrição no Cauc e impossibilitado de fazer qualquer investimento com recursos próprios, além de dívidas com os servidores municipais e com fornecedores. Isso foi muito desafiador, mas conseguimos superar tudo isso e chegar ao atual momento, em que nosso município é seguidamente citado pelos órgãos de controle externo como referência em gestão, e com os servidores recebendo o salário de forma antecipada e os fornecedores rigorosamente em dia. Outro momento de grande dificuldade foi com a pandemia, no final do terceiro mandato e início do quarto, quando ninguém sabia exatamente como agir e como a própria doença iria se comportar. Foi outro momento desafiador, que também, com muito trabalho de todos os servidores, conseguimos seguir adiante, com um desempenho acima da média estadual e nacional.
JORNAL DA REGIÃO – Qual foi a obra que não conseguiu realizar durante suas administrações?
Guga de Paula – Eu sempre falei que gostaria de fazer um parque de exposições, e isso, infelizmente, não consegui fazer. Encontrar um terreno adequado e com boa localização e sem problemas burocráticos é muito difícil, e esbarramos nesta dificuldade, mas, no futuro, algum outro prefeito poderá realizar essa obra e ficarei muito feliz.
JORNAL DA REGIÃO – Como tem sido o relacionamento com o governo estadual? Já conseguiu alguma obra do estado para o município de Cantagalo no atual governo?
Guga de Paula – O atual governo estadual tem nos dado pouca atenção, e isso é visível pelas rodovias estaduais que nos cercam. A RJ-164, logo após à entrada do bairro Cantelmo, possui uma obstrução há mais de um ano. A RJ-152, próximo ao distrito de Boa Sorte, na mesma situação. E isso se reflete nas demais áreas. Felizmente, estamos conseguindo administrar nosso município sem esse auxílio, mas poderia ser mais fácil e com mais retorno em benefícios para a população se o estado estivesse mais presente.
JORNAL DA REGIÃO – Alguns vereadores têm criticado algumas de suas atitudes. Como tem sido o relacionamento com os eles?
Guga de Paula – O relacionamento é respeitoso. Nesta semana, a grande maioria esteve presente à inauguração do calçamento de 14 ruas no bairro Novo Horizonte, e todos que se manifestaram foram elogiosos e muito educados comigo. Algumas críticas e alguns atritos fazem parte da diferença de ideias e faz parte da política. Fico muito triste, apenas, quando existem ofensas e cobranças impossíveis de realizar. Mas o relacionamento é bom, os 11 vereadores que compõem a formação atual do Legislativo iniciaram sua carreira do meu lado político.
JORNAL DA REGIÃO – Na atual gestão, quais são as obras consideradas mais importantes?
Guga de Paula – Fizemos inúmeras obras neste mandato e todas com imensa importância para a população. Conseguimos realizar o asfaltamento de inúmeras ruas, o que é de relevância ímpar para os moradores destas ruas. Conseguimos recapear outras diversas ruas da cidade, o que também é de grande relevância. Reformamos escolas e postos de saúde. Estamos finalizando um belíssimo centro cultural. Reformamos a estação ferroviária de Euclidelândia e iniciaremos a restauração do coreto da Praça João XXIII, no Centro da cidade. Fizemos pontes, praças, parquinhos e estamos terminando a construção de uma quadra poliesportiva no bairro São José. Estamos prestes a inaugurar, também, uma policlínica importantíssima, ao lado do hospital, além da nova sede do Posto de Saúde João Nicolau Guzzo. Muito difícil escolher qual foi a mais importante. Acredito que, para cada munícipe, haverá uma de mais importância. Fica para cada um escolher de acordo com seu ponto de vista.
JORNAL DA REGIÃO – A questão da covid-19 abalou a todos. Como seu governo enfrentou essa crise de saúde?
Guga de Paula – Tentamos enfrentar com cautela e responsabilidade. Novamente queria agradecer a todos os profissionais de saúde que enfrentaram essa pandemia, principalmente aqui, em nosso município. Um agradecimento especial ao nosso secretário de Saúde, Dr. Márcio Barbas, e a toda equipe da Secretaria de Saúde, que, com muita capacidade e técnica, souberam nos guiar naquele momento de imensa dificuldade. Sem sombra de dúvidas, de todos os momentos em que estive como prefeito, foi o mais difícil, quando tivemos que tomar diversas decisões que não queríamos, mas sempre pensando no bem da população de Cantagalo.
JORNAL DA REGIÃO – No balanço das obras de seu governo, muitas ainda não foram inauguradas. Quando pretende fazer e quais ainda estão em andamento?
Guga de Paula – Estamos inaugurando as obras dentro das possibilidades e, em breve, todas já estarão entregues à população de Cantagalo. Existem diversas obras em execução e ainda vem mais coisas boas nesses últimos meses de mandato. Vamos trabalhar com comprometimento e carinho com a população até o último dia.
JORNAL DA REGIÃO – No dia 2 de outubro, Cantagalo comemorou 166 anos de elevação à categoria de cidade. Qual a mensagem que gostaria de deixar ao povo cantagalense?
Guga de Paula – Gostaria de expressar toda a minha gratidão ao povo de Cantagalo por ter me permitido ser prefeito por quatro vezes, duas vezes reeleito, sendo o único da história do município. Quero externar todo o meu amor pela nossa terra e toda dedicação que sempre tive. Peço para que todos zelem pelo bem-estar da nossa cidade e das próximas gerações de cantagalenses.