Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
“Em termos eleitorais, temos direito à reeleição e me coloco à disposição dos amigos.”
O advogado e atual prefeito do município de Carmo, Sérgio Luiz Perez Soares, concedeu uma entrevista exclusiva ao JORNAL DA REGIÃO. Na entrevista, o prefeito destaca as grandes conquistas que tem conseguido junto do Governo do Estado, a questão da água do município e as idas a Brasília para tentar resolver pendências deixadas pela administração anterior.
JORNAL DA REGIÃO – Qual a sua avaliação da administração neste período em que está à frente do município?
Sérgio Soares – Vencemos muitos desafios. Primeiro encontramos uma Prefeitura destruída em todos os sentidos. Um caos documental, pois apagaram e deletaram arquivos de todos os computadores e misturaram os processos no arquivo morto. Herdamos muitas dívidas e precatórios trabalhistas e judiciais vencidos. Concursos públicos adiados, TACs diversos sequer iniciados, licitações importantes em sine die, contratos danosos aos interesses públicos propositadamente e desrespeitosamente renovados. Enfim, fomos abençoados por Deus, pois acertamos as dívidas, temos atualizado os TACs, os precatórios e dívidas, realizado concursos públicos e estamos fazendo obras importantíssimas que estavam sendo negligenciadas, como várias contenções de encostas, reformas de colégios, de postos de saúde, de quadras esportivas, recapeamentos de ruas. Implantamos o ônibus municipal tarifa zero, estamos fazendo a doação de equipamentos importantíssimos para a modernização do nosso hospital como, por exemplo, a doação do aparelho de vídeo laparoscopia, além de internet gratuita em logradouros públicos. Ainda tem muito mais que não estou me recordando aqui agora…
JORNAL DA REGIÃO – Quais foram e estão sendo as maiores dificuldades?
Sérgio Soares – Os pagamentos das muitas dívidas herdadas por atitudes irresponsáveis e ainda ter que enfrentar aqueles que se beneficiavam das atividades corruptas no governo anterior, que insistem em criar obstáculos à nossa administração, gerando dificuldades nas expectativas sempre frustradas de obter suas facilidades e vantagens. Não basta somente trabalhar corretamente, ainda temos que estar vigilantes contra as atitudes dessas velhas raposas.
JORNAL DA REGIÃO – Como tem sido o relacionamento com o Governo Estadual? Já conseguiu viabilizar obras do Governo do Estado para o seu município?
Sérgio Soares – Um ótimo relacionamento. Obtivemos o recapeamento da RJ-144 (trecho Carmo até Além Paraíba), a Escola Técnica da Faetec, as contenções de taludes: Descida Valparaíso, Morro do Estado e Botafogo (telas, concreto e pinturas de verde), patrulha mecanizada da Secretaria de Agricultura nas estradas rurais de Córrego da Prata e Porto Velho do Cunha, 15 respiradouros para Covid-19 e diversos e importantíssimos equipamentos novos para modernização do Hospital Nossa Senhora do Carmo.
JORNAL DA REGIÃO – A questão da água tem sido uma luta constante sua. A privatização trouxe problemas para a população carmense? Por quê?
Sérgio Soares – Esse foi um processo de parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro que começou no ano de 2012, tendo o Estado, desde essa época, investido no Plano Municipal e Regional de Saneamento Básico. Em 2019, foi concluído esse processo com a outorga da Lei Municipal que autorizava a concessão da água e do esgotamento sanitário. Ainda em 2019, o Governo Municipal da época deu início ao Processo Licitatório e interrompeu em 2020 por recomendação do Ministério Público Eleitoral e então deu um sine die. Em 2021, suspendi o sine die e entreguei ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com outros mais de 50 municípios, a nossa representação para realizar a concessão. Mas estamos numa briga com a empresa concessionária, pois somos o único município do Bloco III das Concessões Estaduais que não éramos CEDAE e daí o Anexo VII ao contrato, que trata do sistema tarifário, não nos inclui o que fez a Casa Civil do Governo RJ emitir uma Nota Técnica a nosso favor e estamos judicialmente pleiteando que a mesma seja executada.
JORNAL DA REGIÃO – Recentemente, viabilizou o transporte gratuito para algumas localidades do município. Por que decidiu implantar este serviço?
Sérgio Soares – O transporte urbano em nosso município era muito precário e em alguns momentos trazendo riscos de vida aos nossos conterrâneos. Daí optamos pela implantação dos Ônibus Tarifa Zero, custeados os pagamentos pela atual administração (ônibus mais novos, com ar condicionado e acessibilidade de cadeirantes). E todas as linhas trazem os nossos munícipes para interagirem com o nosso comércio e prestadores de serviços, fomentando nossa economia.
JORNAL DA REGIÃO – Neste ano, já esteve em Brasília tentando solucionar pendências deixadas por administrações anteriores. Que pendências são essas e como está conseguindo solucioná-las?
Sérgio Soares – Fomos juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e mais alguns vereadores. O CAUC é o SPC das Prefeituras e tínhamos uns casos da última administração e outros crônicos. Fomos com o objetivo de sanar essas pendências e também de visitar todos os gabinetes parlamentares na Câmara Federal e no Senado, apresentando e protocolando pedidos, e também visitamos alguns Ministérios apresentando nossas demandas.
JORNAL DA REGIÃO – Como é o relacionamento com os vereadores do município?
Sérgio Soares – Temos um relacionamento construtivo e respeitoso em benefício dos interesses coletivos de nossos cidadãos.
JORNAL DA REGIÃO – Daqui a um ano, teremos eleições municipais novamente. Pretende se candidatar à reeleição?
Sérgio Soares – Em termos eleitorais, temos direito à reeleição e me coloco à disposição dos amigos. Mas somos membros de um grupo político e este grupo começou em 2021 com um grande trabalho restaurador no nosso município e o mais importante é que estejamos juntos e o grupo como um todo continue junto para dar continuidade esse trabalho independentemente de quem sejam os candidatos.
Um Comentário
Acho que mediante ao desgoverno passado e as farras como as da empresa de coleta de lixo , a péssima administração da pandemia onde Não houve estudo ou preocupação com a parte comercial e o desemprego e nem hospitais de campanha reais , respiradores e etc , o atual prefeito tem feito sim um bom trabalho já que este teve peito e tem posto as contas do município em dia , não deixando de fazer as obras necessárias , mantendo o bom funcionamento da cidade . Lembrando que , muita gente tem reclamado da Questão da (Rio+) que de fato tem gerado muitas insatisfações, porém pergunto … Em qual governo houve a venda da água do Carmo ? Pois é infelizmente essa situação me lembra o concurso público feito na Gestão do Memel e deixado pro governo Odir resolver … Creio que mantendo como manteve neste mandato as coisas em ordem , para um próximo teremos mais progresso ainda . Cristo não agradou a todos , quem dirá nosso atual prefeito… A oposição tem feito seu papel , criando caos e amplificando o mal estar que ela própria gerou . Na próxima eleição independente de quem ganhe espero que haja o mesmo empenho e compromisso que vejo no atual … Tmj