“Está sendo criada no Carmo uma cooperativa que construirá em nosso solo a maior usina fotovoltaica do Estado”.

Sergio Soares está afastado do cargo por problemas de saúde, e o vice-prefeito, Samuel do Romão, assumiu a Prefeitura de Carmo

Sergio Soares está afastado do cargo por problemas de saúde, e o vice-prefeito, Samuel do Romão, assumiu a Prefeitura de Carmo

No mês que o município de Carmo completa 140 anos de emancipação Político Administrativa, o JORNAL DA REGIÃO realiza uma entrevista exclusiva com o atual prefeito do município de Carmo, o advogado Sérgio Luiz Perez Soares.

JORNAL DA REGIÃO – Depois de 20 anos, como foi retornar novamente como Prefeito do município de Carmo?
Sérgio Soares – É sempre um novo e grande renovado desafio. A política se renova constantemente em função das necessidades e prioridades de cada momento, de cada evento ou circunstância. É um constante aprendizado que requer muita dedicação exclusiva, força, temor, coragem e fé para enfrentamento dos obstáculos a serem vencidos. Enfim, cada vez é como se fosse uma primeira vez…

JORNAL DA REGIÃO – Como encontrou a Prefeitura? Quais foram os principais problemas em seus primeiros dias de administração?
Sérgio Soares – Já respondemos e relatamos esta pergunta muitas vezes e até para JR. Vamos apenas sintetizar pela Edição do Decreto Municipal n° 5.741/2021, de 04/02/2021, reeditado pelo Decreto n° 5.795, de 01/07/2021 e novamente reeditado pelo Decreto n° 5.835, de 14/09/2021, que prorroga o estado de Calamidade Financeira da Municipalidade até 30/06/2022, dado o grande endividamento e a desorganização orçamentária herdada pela atual administração.

JORNAL DA REGIÃO – O recapeamento da rodovia RJ 144 – Carmo/Além Paraíba foi uma conquista do Governo Municipal junto ao governador Cláudio Castro. Fale sobre isso.
Sérgio Soares – O nosso Governador é um homem público sensível que compreendeu e acolheu as nossas reivindicações e determinou que, dada a situação trágica em se encontrava a RJ-144 (trecho Carmo – Além Paraíba), o recapeamento era uma obra estadual prioritária.

“É realmente uma intenção da atual Administração, tão logo tenha recursos financeiros, adquirir caminhões compactadores e não mais terceirizar a coleta do lixo urbano”.

Sérgio Soares, prefeito de Carmo
Sérgio Soares, prefeito de Carmo

JORNAL DA REGIÃO – A questão do recolhimento do lixo na cidade de Carmo tem sido um problema. Inclusive, a administração anterior teve problemas na justiça e até na polícia. Como está conseguindo sanar a questão? É verdade que pretende comprar caminhões para a própria Prefeitura fazer este trabalho?
Sérgio Soares – A limpeza urbana tem tido atenção especial nossa. Entretanto, os Processos Licitatórios do recolhimento dos resíduos sólidos (lixo) têm nos trazido constantes problemas. É realmente uma intenção da atual Administração, tão logo tenha recursos financeiros, adquirir caminhões compactadores e não mais terceirizar a coleta do lixo urbano.

JORNAL DA REGIÃO – Recentemente, no Fórum realizado em Macuco, fez uso da palavra enaltecendo a importância da união dos municípios da região. O que os prefeitos poderão realizar em conjunto?
Sérgio Soares – Dinamizar e juntos fazer funcionar o Consórcio Intermunicipal e também criar pactos Intermunicipais para vencermos determinadas barreiras populacionais que impedem os pequenos municípios do acesso a determinados Projetos Federais, em especial na área da saúde, e que nos torna dependentes dos municípios de maiores contingentes populacionais e com isso, sempre termos ofertas locais ou mais próximas, limitadas ou inexistentes aos nossos usuários do sistema SUS.

“O Governador Cláudio Castro e toda a sua equipe têm sido sensíveis às necessidades de todos os Municípios do Estado”.

JORNAL DA REGIÃO – Como tem sido o relacionamento com o Governo Estadual? Tem algum investimento previsto para ser feito pelo Estado no município?
Sérgio Soares – O Governador Claudio Castro e toda a sua equipe têm sido sensíveis às necessidades de todos os Municípios do Estado, nos tratando com igualdade. Temos encaminhado muitos Projetos em diversas áreas das nossas prioridades locais que estão em análise com boas perspectivas de atendimento, o que muito nos tem motivado.

Samuel do Romão, Chico Machado, Claudio Castro e Sergio Soares
Samuel do Romão, Chico Machado, Claudio Castro e Sergio Soares

JORNAL DA REGIÃO – Como o seu governo tem enfrentado a questão da pandemia? As medidas tomadas já estão dando resultados? Os casos têm reduzidos? O último decreto municipal já liberou as atividades econômicas?
Sérgio Soares – O Covid tem sido um grande desafio para todos. Aqui temos tido uma boa Equipe na área da Saúde (em especial no Setor de Triagem, Vigilância e Fiscalização) e também uma boa parceria com o Hospital Nossa Senhora do Carmo. Nos primeiros meses de governo, doamos ao Hospital 15 (quinze) novos respiradores-Covid e conseguimos em parceria o credenciamento de leitos de apoio ao Covid junto a Secretária de Estado de Saúde. Estamos bem adiantados nas vacinações e em alguns momentos já zerando o número de pacientes positivados com Covid e os demais números do Boletim COVID bem baixos. O nosso último Decreto-Covid libera sem restrições o retorno de todas as atividades no âmbito municipal e determina ainda o uso de máscaras, o distanciamento e as normas de segurança recomendas pela fiscalização municipal competente. No tocante a saúde pública como um todo, muitas medidas estão sendo tomadas para curto/médio prazo diminuirmos as demandas reprimidas e melhor atender ao nosso povo.

JORNAL DA REGIÃO – No seu governo anterior, Carmo teve uma conquista muito importante com referência aos royalties da Light, e com isso o município teve um aumento considerável na arrecadação municipal. Tem hoje alguma nova atitude para aumentar a arrecadação Municipal?
Sérgio Soares – Está sendo criada no Carmo uma cooperativa que construirá em nosso solo a maior usina fotovoltaica do Estado. Também cremos que cabe uma fiscalização tributária nas grandes empresas de telefonia celular, cartões de crédito e demais contratos de serviços terceirizados cujos usuários residem em nosso Município e nada recebemos por isso. Ainda temos Trecho de duas Rodovias Federais BR-116 e BR-393 terceirizadas que nada contribuem para o Município em suas arrecadações.

“Uma Escola Técnica para capacitação de nossos cidadãos”.

JORNAL DA REGIÃO – Quais são as principais obras que pretende realizar em sua administração?
Sérgio Soares – De imediato, uma Escola Técnica para capacitação de nossos cidadãos. Entretanto, pegamos o sucateamento de veículos, muito prédios públicos e muitas vias públicas urbanas com necessidade imediata de obras de contenção, recapeamento e reformas. Algumas já estão sendo feitas, outras já em andamento.

JORNAL DA REGIÃO – Sobre a Lei do Marco Regulatório do Saneamento Básico que exige medidas rápidas dos Prefeitos, o que pode dizer?
Sérgio Soares – Carmo está incluído no Bloco III de Licitações para terceirização dos serviços de Água e Esgotamento Sanitário, sob orientação e coordenação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e participação do BNDES, com investimentos locais previstos de aproximadamente R$ 300 milhões de reais a serem aplicados no lapso de tempo de 2022 a 2033.

JORNAL DA REGIÃO – Qual é a mensagem que gostaria de deixar à população carmense?
Sérgio Soares – Estamos enfrentando as crises existentes com muita determinação, coragem e bençãos: a crise do Covid e a crise local. Também estamos parcelando as muitas dívidas herdadas, estamos honrando em dia todos os compromissos, estamos organizando e avançando em todos os setores da Administração e cremos que já a partir de 2022 começaremos a colher muitos bons frutos para nossa Cidade e para o nosso povo.

Ver anterior

Prefeitos da região vão a Brasília atrás de recursos

Ver próximo

Águas do Rio via investir R$ 22 milhões em Duas Barras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!