Época ideal para o plantio de espécies florestais e frutíferas

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) no período entre os meses de setembro a dezembro, durante a primavera, inicia-se as pancadas de chuva, geralmente, concentradas no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.

Esta época é ideal para o plantio, pois as mudas, em sua fase inicial de desenvolvimento, necessitam de boa umidade, para que o sistema radicular atinja as camadas mais profundas antes da estação seca.

“Outro fator relevante é que o solo úmido apresenta-se mais friável (fofo) o que facilita operações como a abertura da cova (“berço”). A cova deve apresentar dimensões de 30cmx30cmx30cm, ao solo proveniente da abertura da cova mistura-se uma parte de esterco bovino bem curtido, este é uma excelente fonte de nutriente para a muda em estágio de crescimento”, informa Karina Soares, engenheira agrônoma.

A agrônoma dá outra dicas para realização da plantação: “Na hora do plantio, com um facão limpo e amolado, remove-se o fundo da sacola plástica, contendo a muda, para retirada do excesso de raízes velhas e enoveladas, fazendo-se um corte reto. Posteriormente, retira-se e descarta-se corretamente a sacola e introduz a muda com o torrão na cova. O solo que foi retirado para abertura da cova e misturado com o esterco bovino é utilizado para cobrir a raiz e fixar a muda. Feito isso, procede-se a uma leve compactação do solo ao redor da muda, que pode ser realizado pressionando a sola do sapato contra o solo em torno da muda, e molhe-a. Esta etapa exige certo cuidado para não danificar a planta”, garante.

O Horto Municipal José Maria Huguenin, situado na Rua Domingos de Souza, na Chácara da Banheira, em Cantagalo, dispõe de mudas de algumas espécies florestais e frutíferas, nativas do Bioma Mata Atlântica, para doação aos munícipes. “O munícipe que tiver interesse em plantar alguma espécie deve atentar-se: para a escolha do local de plantio (longe de muros e construções, por exemplo), presença de rede elétrica e porte da espécie em idade adulta”, informa Karina Soares.

Segundo o Código Municipal de Meio Ambiente, Lei Municipal n° 1.107/2012, os munícipes, que tenham interesse em suprimir ou podar árvores, devem solicitar autorização prévia à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, situada a Rua Chapot Prevost, n° 157, Centro, Cantagalo.

Ver anterior

Juiz da Lava Jato, que atua no Rio, recebe homenagens na Assembléia Legislativa

Ver próximo

Cantagalo comemora o “Dia Municipal da Imigração Suíça de 1819”

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!