Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cantagalo, composta por quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores e pela coordenadora de base, enfermeira Mariana Campos Ecard, recebeu um treinamento da Central de Regulação de Petrópolis, que é responsável por comandar todas as unidades descentralizadas do Samu na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
O treinamento foi realizado em dois dias: 4 e 9 de dezembro. Durante toda a manhã e tarde, a equipe de Cantagalo recebeu instruções sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar clínica e traumática, com atividades e simulações, tanto na base descentralizada quanto em local externo, simulando atendimentos.
O trabalho foi realizado pelos instrutores Luciano Fernandes e Cristiano Silva e contou com apoio das coordenadoras Tatiana Prata e Michele Syrino, e dos médicos Bruno de Souza e Juliana Osório. De acordo com Mariana Ecard, o treinamento permitiu, além do aprimoramento das equipes, o estreitamento da relação com a Central de Regulação de Petrópolis.
O Samu de Cantagalo foi inaugurado em maio desde ano e funciona 24 horas por dia, atendendo a chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, e também auxiliando o Corpo de Bombeiros. Para acionar o serviço é preciso ligar gratuitamente para o telefone 192.