Equipe friburguense é 1º lugar em competição nacional do Senai

Alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Nova Friburgo garantiram medalha de ouro para o estado do Rio de Janeiro no Desafio Senai de Projetos Integradores. A competição nacional propôs a 2,5 mil estudantes brasileiros a criação de soluções inovadoras com impacto para a indústria.

Com as ‘Pastilhas Eco Tablet’ – projeto que usa a serragem de madeira compactada e envernizada em pastilhas de revestimento para a construção civil –, os jovens conquistaram o primeiro lugar na categoria de reutilização de resíduos industriais. A premiação foi realizada em Brasília.

O projeto dos alunos friburguenses propõe, de maneira ecologicamente correta, o reaproveitamento de materiais que seriam descartados indevidamente ou utilizados como combustível, cuja queima produz gases que agravam o efeito estufa. Uma solução sustentável para os resíduos gerados no processo produtivo de outro setor industrial, o moveleiro. Os vencedores – todos com idade entre 16 e 19 anos – passarão por experiência de imersão de uma semana em empresas que atuam com a área correspondente ao desafio.

A proposta do Desafio de Projetos Integradores era, também, agregar alunos de diferentes cursos. O Senai Rio participou da competição com 160 estudantes, sendo que 40 deles eram de Nova Friburgo. Na cidade, a competição foi abraçada por empresas locais e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindmetal), que apoiaram os grupos no desenvolvimento das ideias.

O excelente resultado dos alunos friburguenses vai servir de exemplo para todas as unidades Senai do Rio de Janeiro, que serão capacitadas para atuarem mais próximas das empresas, seguindo o modelo do desafio. A metodologia integradora, que antes era desenvolvida em maior parte com turmas de aprendizagem industrial, a partir de agora será estimulada também nos cursos técnicos.

Nas etapas finais de seleção, as quatro melhores equipes do estado eram friburguenses. O projeto BikeChopper chegou até as semifinais. Consiste em uma bicicleta dobrável e tecnológica, que promete unir conforto e praticidade, além de estimular o uso do meio de transporte. Outros que também ganharam destaque foram o Bioação e o Compress – Compactador de Resíduos de Usinagem. O primeiro funciona com o reaproveitamento de garrafas de vidro descartáveis como armadilhas para mosquitos. Já o segundo vem a ser um sistema de compactação e compressão de resíduos provenientes do processo fabril, como aparas de metal, limalhas e cavacos.

Ver anterior

Ministro Luiz Fux lança, no Rio, livro sobre novo Código do Processo Civil

Ver próximo

Nova Friburgo tem contas aprovadas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!