Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A equipe Tucanus, composta por 12 alunos da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, vai representar o município na maior competição de robótica educacional do Brasil. Este ano, o 5º Festival SESI de Robótica acontece na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de março. Mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas das 27 unidades da federação, estarão reunidos em um evento gratuito e aberto ao público. Os competidores, com idade entre 9 e 19 anos, desembarcam em Brasília após meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações.
“A robótica, dentro da Educação Básica, é a nova competência para o futuro das crianças e profissionais. Nossa atuação nessa área está dentro do que acreditamos sobre a importância da metodologia STEAM, que é uma estratégia que, com certeza, fará enorme diferença no futuro desses profissionais, especialmente para aqueles que vão trabalhar na Indústria. Por meio das soft skills, esses jovens são estimulados a pensar sobre suas responsabilidades, tarefas, gestão de projetos, espírito de equipe, a lidar com frustrações e com a competitividade. E, mais do que uma competição, no ambiente da educação profissional, no SENAI, a robótica representa ainda soluções para o setor industrial. Então, desde o ensino fundamental até o curso técnico, ela tem papel fundamental para a formação a aprendizagem”, resume o diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis.
A equipe friburguense está na modalidade FRC (FIRST Robotics Competition), categoria mais complexa, onde alunos do ensino médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55 kg e têm mais de 1,5 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. Esse é o primeiro ano em que o Brasil realiza uma etapa classificatória para o mundial, em Houston, nos Estados Unidos. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos. Serão 520 estudantes, de 44 equipes (3 equipes da Colômbia, 9 de escolas públicas, 3 de escolas privadas e 29 de escolas SESI e SENAI).
“O nosso desafio nesta temporada foi criar uma garra mecânica como se usa na indústria para manipular objetos de jogo. A nossa equipe está se preparando bastante desde o ano passado, estamos empolgados com todas as possibilidades que a competição vai nos trazer, mas especialmente, por poder vivenciar na prática toda essa preparação e também experienciar a oportunidade de estar em outro estado, com pessoas de todos os cantos do país que vão enriquecer ainda mais o aprendizado”, conta Sâmella Leal, instrutora da Firjan SENAI SESI e coordenadora técnica da equipe.
Para muitos alunos, a paixão pela robótica surge através dessas competições. Esse é o caso do Nathan Viana, de 17 anos, aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Firjan SENAI SESI, que se encantou por esse mundo na última etapa do FRC, no Rio de Janeiro.
“Eu fiquei maravilhado com as criações e a euforia das equipes, por isso, assim que abriu o processo seletivo para a equipe, eu me inscrevi. E agora estou aqui pronto para viver toda essa experiência e adrenalina de uma competição”, conta o competidor.
Seminário Internacional SESI SENAI de Educação
Na quinta-feira à tarde e na sexta-feira, educadores, especialistas e representantes do governo estarão reunidos em um seminário que vai debater o papel da educação para o desenvolvimento do país e as políticas e inovações necessárias para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. As inscrições devem ser feitas pelo site (https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/o-festival-2023/#seminario23) e a capacidade máxima é de 350 pessoas, mas haverá transmissão pelo YouTube dos canais do SESI e do SENAI: https://www.youtube.com/sesi e https://www.youtube.com/@senaibrasil.
Serão quatro painéis, com nomes de peso, como: o ministro da Educação, Camilo Santana; a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Ferreira Marques; o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal Nuno Crato; o professor associado da Columbia University Paulo Blikstein; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, Henrique Paim; a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; além de representantes de organizações como Unesco, Google e Stellantis.
Confira a programação do Seminário Internacional SESI SENAI de Educação.