Escola de Nova Friburgo se destaca com projetos ligados ao meio ambiente

Com o intuito de promover o engajamento dos alunos e a integração com a comunidade, o Colégio Estadual Dr. Tuffy El-Jaick, de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vem desenvolvendo ações relacionadas ao meio ambiente. Projetos como o EcoEduca e o Salve a Humanidade são destaques ao longo do ano letivo, trabalhando com questões de sustentabilidade e conscientização. Entre as iniciativas colocadas em prática, estão o cultivo de horta, o plantio de árvores, a revitalização nos arredores da escola e a coleta de material reciclável.

– Com essas ações, nós estamos nos desenvolvendo cada vez mais. E, como envolve toda a escola, interagimos também com outras turmas, levando cada vez mais experiências para nossas vidas – afirma Ana Lara de Freitas Rodrigues, de 17 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio.
Dentro do projeto EcoEduca, os estudantes recolheram 1.541 quilos de resíduos sólidos e 34 litros de óleo de cozinha usado, no ano passado. Um exemplo de como promover a preservação do meio ambiente.

– Temos trabalhos bem interessantes. Estamos focados nas pessoas, com base na dedicação e disciplina. Este é um de nossos diferenciais. É muito legal ver essa evolução, com nosso projeto pedagógico. Hoje, temos professores que foram alunos da escola. Isso é um orgulho muito grande para nós – afirma Adriana Palomo Martins Tuler, diretora-geral da unidade.

A escola também busca relacionar suas atividades com o mundo. A unidade realiza o tradicional Pavilhão do Mundo, um evento especial, no estilo de feira de ciências, que abrange aspectos de diversos países, como arte, cultura e até comidas típicas. Os estudantes também participam do SINUT, uma simulação interna, que usa como base os tratados e projetos desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, cresce o conceito de representatividade e a consciência de todos os alunos.

– Esse trabalho nos ajuda a desenvolver várias áreas, inclusive a profissional que pretendo seguir, o Direito. As aulas são muito participativas, e esse trabalho nos faz crescer bastante – destaca Mariana Cardoso Teixeira, de 18 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio.

O colégio atende aproximadamente 750 alunos e trabalha com os anos finais do Ensino Fundamental e também com o Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade tem algumas parcerias – uma delas com o Sesc – para projetos especiais. Além disso, participa de diversas ações, como o Letramento Digital, e planeja fazer parte do projeto de Letramento Racial ainda este ano.

– O colégio sempre organiza eventos bem legais, enriquecedores, que nos ajudam a encontrar o caminho que queremos seguir em nossa vida. Eu me formei na escola, com a certeza de que estou preparado para a vida – enaltece Luiz Otávio Gonçalves Gomes, que concluiu o Ensino Médio em 2022.

Ver anterior

Santa Maria Madalena recebe o 4º Festival das Estrelas com programação gratuita de astronomia, cultura e ciência

Ver próximo

Programa ‘Morar Seguro’ é criado no estado do Rio

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!