Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Estudantes fizeram campanha, apresentaram propostas e votaram em urna eletrônica de verdade
O diretor da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, em Trajano de Moraes, e os professores promoveram o projeto Eleições 2012 com o tema ‘Por Dentro das Eleições – Eleições e Cidadania’.
Os alunos exerceram o direito de votar e ser votado e utilizaram até uma urna eletrônica e boletim do resultado, tudo como é feito verdadeiramente numa eleição. Foram disponibilizados candidatos, propostas de cada um deles e organização de debates com cada candidato, mostrando a oportunidade de esclarecer as suas propostas, confecção do título de eleitor, mesários, apuradores, local de votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna e divulgação da apuração com a realização de posse do prefeito e vereadores eleitos, tudo como se fosse de verdade.
Os alunos tiveram a oportunidade de saber o que fazem os políticos, defendendo os interesses da escola, e ainda puderam votar na urna eletrônica, sonho de muita criança. Rosseline Almeida de Carvalho, secretária municipal de Educação, ficou feliz com o evento inédito e de muita importância para que os alunos pudessem, de alguma forma, exercer o direito à cidadania e compreender mais o que é política, votando e sendo votados.
O projeto mobilizou todos os alunos, que ficaram entusiasmados com a eleição na escola com uma urna de verdade, resultando elogios de toda sociedade pela iniciativa da escola.
A prefeita eleita foi Iani Félix Bechara Fernandes, do Partido dos Ritmos Musicais, com 92 votos; em segundo, ficou a candidata Joana Carla Dias Ramos, que obteve 86 votos.
A ideia do projeto foi organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá falar em nome dos alunos da escola no clube, no condomínio, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição. O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas sociais e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será ao o escolhido. Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão representando os demais e, para isso, serão cobrados a terem atitudes honestas que beneficiem toda a sociedade.
Os objetivos do projeto são desenvolver a cidadania; compreender a cidadania como participação social e política; levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações; compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional; aprender a questionar a realidade; construir o conceito de democracia, eleição, convenção, comício, assembleia, urna, voto, título de eleitor; e identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.