Escola estadual de Nova Friburgo recebe selo de certificação Lixo Zero

O Estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar a primeira escola certificada com o selo Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero às instituições que conseguem reaproveitar mais de 90% de seus resíduos. O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese, localizado em Nova Friburgo, destinou 93% do lixo produzido diariamente na escola à compostagem ou reciclagem, deixando assim de enviá-los a aterros sanitários. O reconhecimento foi feito durante o I Simpósio de Educação, Inovação e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro – A Política de Educação e as Práticas de Sustentabilidade, realizado no dia 11 de agosto, pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Escola estadual de Nova Friburgo recebe selo de certificação Lixo ZeroO projeto Lixo Zero foi implantado em 50 Cieps da rede estadual que estão sendo transformados em E-Tecs (Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades). Todas as unidades adotam o conceito de sustentabilidade, equipadas com painéis solares, horta comunitária, composteira, sistema de reuso de água e coleta seletiva do lixo. Para o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabattini, a iniciativa é única no Brasil.

Existem ações isoladas por todo o país, mas nada que se compare ao que a Secretaria de Educação do Estado está fazendo e que, certamente, terá um impacto enorme em todas as escolas brasileiras – reconheceu Sabattini, representante do Brasil no Zero Waste International Alliance.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, a certificação é resultado de um esforço coletivo de toda a comunidade escolar para criar novos hábitos, formando cidadãos mais responsáveis e construindo uma sociedade mais sustentável.

Escola estadual de Nova Friburgo recebe selo de certificação Lixo ZeroÉ um avanço importante e uma mudança de conceito. No momento em que se leva um programa como esse para a escola, estamos transferindo para as famílias e de lá para toda a sociedade – disse Valle.

O objetivo do Simpósio foi promover a discussão da sustentabilidade integrada à política de educação da rede estadual, bem como divulgar as ações iniciadas nas E-Tecs, que serão ampliadas para todas as 1.200 escolas da rede, trocando experiências entre gestores, docentes, alunos, universidade e instituições parceiras.

Segundo Júlio Cesar Barros, criador do premiado projeto Hortas Cariocas e ganhador do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, classificado pela ONU como essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desde o início do projeto nas E-Tecs, foram plantadas 74 mil mudas e produzidas 6,5 toneladas de alimentos, que estão reforçando a alimentação escolar.

Fotos: Sandra Barros

Ver anterior

Projeto Guarda Mirim Ambiental completa 15 anos

Ver próximo

Trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Der na RJ 144 – Duas Barras/Carmo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!